Plano de Aula
Plano de aula: O universo multicultural das danças urbanas
Por: Anansa Campos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
No desenvolvimento deste plano, propõe-se que os estudantes identifiquem que num mesmo território urbano há diferentes manifestações culturais de danças relacionadas a grupos sociais resultadas da diversidade étnica e social, e apreciem essas manifestações em sua própria experiência.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças urbanas.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e valorizar as diferentes manifestações culturais e sociais da dança.
- Identificar as diversidades culturais e étnicas que existem na turma.
- Analisar como as danças e principalmente as danças urbanas se situam na multiculturalidade representada pela sociedade brasileira.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento crítico, criativo e científico
3. Repertório cultural
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Aula
Materiais sugeridos
- Aparelho para reproduzir vídeo. Ficar atento se é necessário legenda em português, Libras e/ou descrição de imagens.
- Aparelho para reproduzir música.
- Caderno.
- Lápis, borracha, caneta ou hidrocor e outros materiais que possibilitem o registro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Neste momento inicial sugerimos uma atividade a fim de observar as diversidades culturais e étnicas que existem na turma.
Divida a turma em duplas para fazer uma entrevista entre eles. As perguntas da entrevista devem trazer informações que permitam conhecer mais sobre o colega (onde nasceu, ascendência, valores pessoais, como honestidade, simpatia, respeito, senso de justiça, religião, músicas que gosta de ouvir, se gosta de dançar, se toca algum instrumento musical, se conhece alguma dança urbana).
Os estudantes podem ser orientados a anotar e registrar suas percepções gerais utilizando materiais e/ou recursos diversificados e fazer outras perguntas de acordo com as características da turma.
Após a entrevista em duplas, faça os seguintes questionamentos para os estudantes:
- A turma tem pessoas de quantas cidades/estados diferentes?
- Qual gênero é predominante na turma?
- Qual a característica étnico/racial da turma?
- Quantas religiões diferentes foram identificadas?
- Quais os seus dois principais valores pessoais? Os estilos de músicas e danças urbanas identificadas são semelhantes ou diferentes?
- Considerando que cultura envolve um conjunto de práticas de viver que expressam valores e saberes que dão identidade a um grupo, a uma comunidade, como podemos identificar manifestações culturais da nossa turma?
- Quais elementos culturais estão representados nas danças urbanas que foram citadas pelos colegas?
- Há pessoas que necessitam de algum apoio para ouvir música ou dançar?
- Como todos podem participar de atividades com música?
Procure extrair dos estudantes os elementos culturais que eles observaram, mas caso não expressem nenhum, identifique junto a eles as vestimentas, os acessórios, os gestos corporais, o ritmo da música, os espaços onde as danças são praticadas, dentre outros elementos.
Possibilite aos estudantes responder espontaneamente as perguntas, conversem entre si comparando com as respostas estabelecidas e com o que identificam a partir de suas vivências e experiências.
Ao final desse momento, os estudantes devem perceber que mesmo vivendo próximos é possível observarmos uma diversidade cultural e étnica, e que, assim como nesse grupo representativo da sala de aula que é plural, também é diversa a pluralidade representada pela sociedade brasileira. Dialogue com os estudantes sobre as diversidades étnicas, de orientação sexual, de mobilidade e possibilidades de interação social, e como, sendo todos tão diferentes, é imperativo respeito, cuidado, empatia e bom convívio de maneira harmoniosa e respeitosa entre todos, permitindo acessibilidade, permanência e convivência, e assegurando os direitos de todos estarem onde desejarem.
Comente com os estudantes que irão analisar elementos da multiculturalidade, a partir da observação das danças urbanas de alguns países a fim de estabelecerem esse comparativo sobre essas culturas, e depois irão experimentar uma dança urbana brasileira. Para essa atividade, as observações podem ser feitas em duplas, a fim de conversarem sobre as identificações e estabelecerem as relações para o preenchimento do quadro.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO