GEO7_01UND01 - Sistematizaçao - Possibilidades de definições
Plano de Aula
Plano de aula: A formação do Estado-nação brasileiro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Imagens do Brasil e ordenamento territorial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade está relacionada com a formação territorial do Brasil em uma perspectiva que aborde, sobretudo, os imaginários estereotipados dos alunos em relação à formação do território e às paisagens brasileiras. Trata-se do aluno compreender, por meio de imagens, vídeos, músicas, mapas, literatura, dialogia, dentre outros recursos, os processos históricos de formação territorial do Brasil e de suas regionalizações ao longo do tempo com foco nas concepções e ideias construídas sobre o território. Compreender os aspectos que envolvem a formação de um Estado-nação é o principal objetivo deste plano especificamente. Seus principais recursos envolvem uma discussão sobre fronteiras e identidade nacional, seguida de uma construção coletiva dos conceitos de Estado, nação e território.
Materiais necessários:
- Quadro
- Projetor ou livro didático (para Mapa da América do Sul e mapa do Brasil)
- Papéis recortados com três palavras em destaque (Estado, território, nação) e mais nove palavras-chave que servirão de apoio para a construção das definições dos conceitos (instituições, soberania, administração, identidade, comunidade, cultura, fronteiras, poder, espaço).
Materiais complementares:
-Atividade propositiva:
-Possibilidades de definições de conceitos na Sistematização:
-Imagens “O que é ser brasileiro?” (grupo indígena, carnaval, futebol) - etapa de Problematização
Link para os mapas:
Mapa da América do Sul IBGE: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_mundo/politico/america_sul_pol.pdf
(Caso não seja possível acessar/imprimir este mapa, pode ser utilizado qualquer mapa da América do Sul disponível em livros didáticos).
Mapa do Brasil do IBGE:
(Caso não seja possível acessar/imprimir este mapa, pode ser utilizado qualquer mapa do Brasil disponível em livros didáticos).
Mapa do Brasil do IBGE e Mapa da América do Sul do IBGE:
Para você saber mais:
As principais diferenças entre esses conceitos estão relacionadas às questões de governo, identidade e poder. O conceito de Estado está relacionado à organização política e soberania de um país (termo mais genérico para uma unidade territorial) e a nação se relaciona às questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinado grupo de pessoas. O território, por sua vez, refere à uma porção do espaço geográfico delimitada por fronteiras e que se dá a partir de relações de poder.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que neste aula vocês irão discutir sobre o território e em como ele nos auxilia a entender conceitos como Estado, nação e governo. Posteriormente, eles discutirão esses conceitos a partir de questionamentos sobre o que nos torna brasileiro, seguida de uma atividade em grupo sobre as definições desses conceitos. Essa é uma aula introdutória sobre as relações entre o território, o Estado e a nação e, desta forma, os conceitos serão construídos a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e das discussões levantadas em sala.
Como adequar à sua realidade: Caso a região em que você se encontre seja palco de algum conflito territorial, grupos separatistas e/ou comunidades tradicionais, recomenda-se que eles sejam levados para a discussão em sala de aula.
Para você saber mais: As principais diferenças entre esses conceitos estão relacionadas às questões de governo, identidade e poder. O conceito de Estado está relacionado à organização política e soberania de um país (termo mais genérico para uma unidade territorial) e a nação se relaciona às questões identitárias/culturais e de pertencimento de determinado grupo de pessoas. O território, por sua vez, refere à uma porção do espaço geográfico delimitada por fronteiras e que se dá a partir de relações de poder.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO