Plano de Aula

Plano de aula: Mapas temáticos do Brasil: leitura, interpretação e produção

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula visa a desenvolver e aprofundar a habilidade da leitura e interpretação de mapas temáticos tendo como base o território brasileiro.

Materiais necessários: projetor, computador, lápis, borracha, caneta, lápis de cor, papel A4.

Para você saber mais:

O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.

Há muito tempo o homem utiliza mapas como forma de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes e engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância na geografia.

Um mapa é uma representação bidimensional análoga à realidade, ou seja, é um desenho que representa o espaço geográfico através de símbolos convencionados. A necessidade de representar as características naturais e humanas do espaço geográfico e, ao mesmo tempo, tornar a sua leitura e compreensão clara e objetiva, estimulou o desenvolvimento de diferentes modelos de representação cartográfica pautados, cada qual, em diferentes simbologias (linhas, cores, etc.) que, por tratarem de temas específicos (relevo, clima, densidade demográfica, etc.), são denominados mapas temáticos. Didaticamente, estes mapas são organizados em diferentes categorias:

  • mapas físicos - utilizados para representar as características naturais de um lugar: clima, relevo, vegetação, geologia, hidrologia, etc.
  • mapas econômicos - representam as diferentes atividades econômicas de um lugar: indústria, agricultura, pecuária, mineração, etc.
  • mapas políticos - representam as divisões político-territoriais entre países, estados, municípios, etc.
  • mapas demográficos - representam a distribuição e concentração da população de uma área.
  • mapas sócio-culturais - representam a variedade e distribuição de etnia, religiões, língua, classes sociais, etc.

Material complementar:

Imagens utilizadas na contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GxNkutgFMgsxm2vcG8dyXRxmBV2Ts8heRrTxxRBuY6Fp9K6FJ4V5unPEbRJr/ge07-09und02-contextualizacao.pdf

Imagens utilizadas na problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XcWf5NW4G9hGhpyGsB9vdcwpAYCZZPqbM6h6zzd2Sf6mxJuw3gagsU6RNpjM/ge07-09und02-problematizacao.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Link para os mapas e imagens:

Sugestões de pesquisa:

SALLA, Fernanda. Mapas temáticos para avançar na interpretação. Nova Escola. 01 de set. 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2176/mapas-tematicos-para-avancar-na-interpretacao > Acesso em 15 nov.2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. Mapas temáticos. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm > Acesso em 15 nov. 2018.

MOREIRA, Paulo Fabrício. A utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino de geografia como forma de compreender a realidade. 31 jan. 2009. Disponível em : <https://www.webartigos.com/artigos/a-utilizacao-e-interpretacao-de-mapas-tematicos-no-ensino-de-geografia-como-forma-de-compreender-a-realidade/13982/ > Acesso em 20 nov. 2018.

FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_tematica/leitura%201/fernanda.pdf > Acesso em 30 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desenvolver a habilidade da leitura e interpretação de mapas temáticos do Brasil, como ferramenta de compreensão e análise de seu espaço geográfico. O plano se inicia pela observação, análise e comparação de diferentes mapas temáticos do Brasil. Como ação propositiva, os alunos deverão produzir um mapa temático do país tendo um mapa mudo como base. Este plano se conclui através de uma atividade colaborativa onde serão os próprios alunos os responsáveis pela análise e avaliação do trabalho produzido pelos colega.

Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas. Após organizados os grupos, projete as imagens e mapas presentes nos slides. Certifique-se de que cada grupo tenha em mãos os materiais que serão utilizados para esta aula: caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor e folha de atividade da ação propositiva (presente no link abaixo).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

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