Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A escravidão na África e o comércio de escravizados
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão moderna
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel sulfite, caneta ou lápis.
Material complementar:
Contexto:
Fonte 1:
Fonte 2:
Fonte 3:
Modelo de reportagem:
Para você saber mais:
CINE GROUP. Brasil: DNA África, 2014. Disponível em: <http://cinegroup.com.br/2014/07/brasil-dna-africa/>. Acesso em: 15 abr. 19.
SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil africano. 3 ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 48
THORNTON, John. África e os africanos na formação do mundo atlântico 1400-1800. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 155.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicialmente, organize a turma em grupos de até quatro pessoas, e depois leia o objetivo conjuntamente com os estudantes. É importante destacar que ainda que tenha acontecido a escravidão também no interior da África, entre os próprios africanos, esta não ocorreu sob a mesma perspectiva do comércio atlântico, que tornava os escravizados mercadorias “coisificadas” e faziam da escravidão um comércio lucrativo.
Para você saber mais:
THORNTON, John. África e os africanos na formação do mundo atlântico 1400-1800. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 155.
SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil africano. 3 ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 48
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO