Plano de Aula

Plano de aula: As trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente Próximo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mercantilismo

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, giz, papel sulfite ou de caderno, lápis de cor.

Material complementar:

Carta da Descrição da África pelo viajante Leo Africanus - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2mQqUTuR8cwnzsnPAD4v5DpThUS74zJBtdsfWMNjuBAGETcPendecVwZ79q/his7-13un05-carta-de-um-viajante.pdf

Carta (fonte) para os professores:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcBV9JqTvwDphbXU6H535DkQNjgzwXjGKx35nRcyNy5MzjP8qcfsST3TmUFs/his7-13un05-carta-de-um-viajante-professores.pdf

Contexto para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BHaMXEXn6JUqZzTPdNwRPv3QkK7QhPzmhKRwWJbDzRgqQpa9EF5kas892Aug/his7-13un05-contexto-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Mercantilismo

O conceito de mercantilismo que se tem não é necessariamente comum a todos os teóricos, mas, sim, o mais aceito entre os mesmos. Este termo, então, compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e, como fator predominante, o controle da economia pelo Estado. Caracteriza-se principalmente pela balança comercial favorável, protecionismo alfandegário e pacto colonial. Desta forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.

Hibridismo

Termo utilizado para descrever as características religiosas, culturais, religiosas e das múltiplas identidades que coincidem e se misturam em um mundo globalizado. Peter Burke (2003) fala em hibridismo cultural, social, religioso, musical, dentre outros, que podem ser encontrados em todas
as partes do mundo em diferentes práticas culturais.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

O docente deve deixar os alunos em dupla desde o início da aula, já que farão a sistematização junto a um colega.

Ao falar sobre Mercantilismo, comumente remete-se às ações dos europeus sobre o mundo atlântico, entretanto, apesar de ter se desenvolvido no continente europeu, também teve influência no modelo asiático, e pode ser observado nas trocas comerciais entre os povos muçulmanos e africanos. Para tratar sobre as lógicas mercantis, é preciso deixar claro aos alunos que também é necessário fazer um contraponto com o Oriente, já que grande parte das trocas comerciais aconteciam com o Oriente, e que durante a aula, a reflexão se pautará neste objetivo apresentado.

Para você saber mais:

Mercantilismo

O conceito de Mercantilismo que se tem não é necessariamente comum a todos os teóricos, mas, sim, o mais aceito entre os mesmos. Este termo, então, compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e, como fator predominante, o controle da economia pelo Estado. Caracteriza-se principalmente pela balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, e pacto colonial. Desta forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.

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