Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O colonizador e suas visões sobre o Novo Mundo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expansão marítima europeia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, lápis, borracha e materiais impressos.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ReRCvXu5TmSHY9HgBkzvsnPemYyuZq39rRHUHQgp7AWfYF8hxDgnzmzzqXAE/his7-02und03-contextualizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZKMktcAP6HDyemMd4wd2FSN3XsjcfNd9CEY9xsAz4rTaN9xtbqjsK2pHe3en/his7-02und03-sistematizacao.pdf
Material África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmj9QVukhtqsgb97FXvERKDdRPJftRYp4vgQ8nQFAGMKMR2NNKyyQ9Xrhwf8/his7-02und03-material-africa.pdf
Material América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Y7MpPbMxERMqPrUxw4sjNrVBG2GHBAG24XnfxanM62WBeBbSzNrJMemXKqB/his7-02und03-material-america.pdf
Para você saber mais:
Nesta aula será trabalhado a visão do português sobre as sociedades do Brasil colonial e da África para auxiliar nas aulas a leitura desses artigos pode lhe ser útil.
Evidências de História nos relatos de viajantes sobre a África pré-colonial, de autoria de Sílvio Marcus de Souza Correa. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/9809/5600. Acesso em: 12/3/2019.
Viajantes brancos na África negra do século XV, de autoria de Eder Silveira e Sílvio Marcus de Souza Correa. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yf4cf/epub/macedo-9788538603832.epub. Acesso em: 12/3/2019.
Uma reflexão sobre os agentes históricos na Sistematização do estereótipo africano sobre a construção do imaginário do negro no Brasil, de autoria de Cláudia Lima. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/4893. Acesso em: 12/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO