Plano de Aula

Plano de aula: O modo de fazer guerra asteca e suas particularidades em relação ao modo de guerra europeu.

Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis grafite e folhas em branco para a atividade final, também seria legal ter
em mãos lápis de cor para os alunos.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Trecho 1: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZupXc96fNUA24XzREu3NeFgdpPQbb8YnCPBmCwCV29hFHz6Cz9g6vS7RVvq/trecho-1-revista-amerindia-volume-3-numero-1-2007.pdf

Trecho 2: Revista Ameríndia volume 3, número 1/2007 GUERRAS SAGRADAS: O CARÁTER RELIGIOSO DAS GUERRAS ASTECAS Ítalo Costa Bahia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/az5CDd9aAtVhzftk3xj87275pUQMU9fM4SMfRzm8XyR7sTTSbghKNnzcmDKw/trecho-2-revista-amerindia-volume-3.pdf

Trecho 3: “O pensamento de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) sobre a vida militar, a guerra justa e as ordens militares de cavalaria”, Ricardo da COSTA e Armando Alexandre dos SANTOS - In: BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas
La Edad Media y las Cruzadas The Middle Ages and the Crusades, Jan-Jun 2010, p. 145-157 (ISSN 1676-5818).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eK372QKtuYZmtqWCXZveY8qq9nuf25K5znFT7CvFXAcGpX5kVmQv64KYzRgf/trecho-3.pdf

Documento com todos os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZwqJzPfzejzFKRFDVFFCTWFwuTQPfK8jsVagDGWQkPKjmMsDtFT5b3v6bgn/documento-com-todos-os-trechos.pdf

Imagem 1: Grupo de guerreiros astecas em campo de batalha. Ilustração de Adam Hook / Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8pNZ7gTD7V8AWGrM9q8qsPRnNU5MfpcEetHbz9CMyyBdAwXEepgFZTQYrAtg/imagem-1-grupo-de-guerreiros-astecas.pdf

Imagem 2: Dois guerreiros astecas lutando sob o templo da Lua, em Tenochtitlán. Ilustração de Adam Hook/Osprey Publishing Ltd.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AC6DtWNwF7eV43ek6fsgq6J8MFxRjmFdhWpnmW9EnztEp25xUAVYVaQpnerk/imagem-2-dois-guerreiros-astecas-lutando.pdf

Imagem 3: Pintura sobre a batalha de Agincourt. séc XV. obra de Enguerrand de Monstrelet

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AApZ2JYRaDYjsspdwQ7vsaxdbDtg8t4sV2HHUjS7Sa2KnBaDct4We4JvmvAh/imagem-3-pintura-sobre-a-batalha-de-agincourt.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umgfFDp7bpGXxQxRy5wcMrz6nm9YS6G5zeeG7QsfhheNFF4B2r5fkWVmHhwu/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender qual a relação das civilizações ameríndias com a terra antes da conquista e a diferença entre as visões da mesma entre a população nativa e os espanhóis.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre as relações que os povos nativos americanos e os europeus tinham com a guerra. É possível relacionar a aula com a violência legitimada, a violência do Estado, por exemplo. Caso você viva em uma região onde existam conflitos você pode fazer referência durante esta aula e com isso fazer com que os alunos pensem nas diferenças, tanto ideológicas quanto tecnológicas, envolvidas neste conflito de sua região.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos