Plano de Aula
Plano de aula: A composição da notícia online
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para que seja mostrada uma notícia online aos aprendizes); projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, possivelmente, dificuldade em perceber articulações entre os elementos hipertextuais e hipermidiáticos na construção da notícia online, porque, geralmente, quando leem esse gênero, não se concentram em tais elementos.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
FERRARI, P. (org). Hipertexto, hipermídia - as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
1. Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
Observações ao professor: 1. Como esta é a primeira aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém lembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:
- a forma/estrutura de composição, que se refere à organização e ao acabamento do texto como um todo. A forma de composição de um texto está relacionada, basicamente, à sua macroestrutura e à progressão temática. No que concerne à notícia online, é possível dizer que se trata de um gênero multimodal (isto é, que se utiliza de recursos verbais e não verbais) que, em meio digital, se organiza em blocos noticiosos, e que, em meio impresso, se organiza em colunas. A macroestrutura da notícia caracteriza-se, geralmente, por uma pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes são colocadas logo no início do texto, e as menos importantes são colocadas ao final. Essa macroestrutura, em geral, apresenta as seguintes partes: título ou manchete; lide ou lead (normalmente, o primeiro ou os dois primeiros parágrafos da notícia, que buscam responder as questões: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?); e corpo do texto (o desdobramento das perguntas cujas respostas foram brevemente colocadas no lide). Além disso, elementos hipertextuais (hiperlinks) e hipermidiáticos (vídeos, gravações em áudio etc.) também fazem parte da estrutura composicional da notícia online;
- o tema (ou conteúdo temático), que consiste no conteúdo ou tópico principal do texto, inferido a partir da valoração que o autor lhe atribui. Desse modo, o tema está sempre vinculado ao contexto em que o texto foi produzido. Portanto, a compreensão do conteúdo temático de um texto requer, do leitor, conhecimentos sobre o contexto em que o autor o escreveu. No caso das notícias online, para que o leitor possa entender o tema do texto, é importante que ele conheça, ainda que minimamente, o jornal/revista/portal de notícias em que o texto circula e que ele saiba quando e onde ocorreu o fato relatado, pois isso será essencial para que o leitor identifique e compreenda qual é o assunto da notícia online e qual avaliação o jornalista (ou o jornal/revista/portal de notícias para o qual ele trabalha) faz do tema noticiado;
- o estilo, que diz respeito às escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer, a fim de produzir o sentido desejado. Em se tratando de notícias online, algumas escolhas linguísticas muito frequentes nesse gênero são, por exemplo, o uso do tempo presente nas manchetes, o emprego da terceira pessoa, entre outras.
2. Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO