Plano de Aula

Plano de aula: Atividades para exercitar o uso do pronome oblíquo como complemento verbal

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da oração: sujeito, verbo, objeto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias das atividades, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas, sobretudo do uso dos pronomes oblíquos com função de complemento verbal. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o que é complemento verbal e sua função na oração. Lembre os que alguns verbos não têm seu sentido completo e que por isso necessitam de termos que auxiliem no preenchimento desse “vazio” de informações nas orações.
  • Questione os alunos sobre a diferença entre os pronomes o/lhe, fazendo com ele um levantamento dos seus conhecimentos prévios a respeito desse assunto, já que esta aula tem como foco o estudo desses pronomes na função de complemento verbal.
  • Comunique a turma que nesta aula serão desafiados a usar adequadamente o complemento verbal para atribuir sentido a frases.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO