Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO7_03SQA01
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual. Escolher o modo que for mais acessível aos/às estudantes e às famílias.
Padlet https://youtu.be/ahrXd0Kqwso para o professor
Opcionais: canais para aulas online -- como o Google Meets (acesse tutorial em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) ou o Zoom (acesse tutorial em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200)
Introdução : O que quero? E como peço?
Na introdução ao gênero carta de solicitação, no plano original, a primeira atividade é a organização em grupos para a atividade do desenvolvimento.
No caso do Ensino Remoto (ER), sugerimos que o professor apresente essa divisão de grupos no desenvolvimento e, na introdução motive os/as estudantes ao trabalho com o gênero, fazendo a pergunta da parte inicial do desenvolvimento, no plano original: o que é solicitar? Para isso, enviar aos alunos uma gravação ou um texto sugerindo algumas situações em que seja preciso realizar o ato de fala de “solicitar” e convidando os/as estudantes a lembrar de algumas situações em que eles(as) precisaram fazê-lo oralmente ou por escrito (em casa, na escola, em um transporte ou lugar público). Eles (as) podem também perguntar se alguém na família precisou solicitar algo a um órgão público ou a um prestador de serviço etc. A ideia aqui é que os/as estudantes se aproximem do gênero. Oriente-os a anotar o que conseguirem lembrar ou saber perguntando na família. Reforce a ideia na sua mensagem, escrita ou oral, de que solicitar não é reclamar; (ver explicação no início do plano original).
Desenvolvimento: O que quero? A quem peço? Como peço?
Sugerimos que nesta etapa se inicie a segunda parte do desenvolvimento do plano original, mas com outra dinâmica, mais adequada ao ER. Por isso, antes da atividade, o professor deve orientar como a turma fará o trabalho: a partir de 4 situações-problema (acessar material no plano original) os/as estudantes vão fazer uma discussão. Para isso a classe será dividida em 4 grandes grupos e para cada um deles será determinada uma das situações-problema. Para o trabalho de discussão, cada um desses grupos vai ser dividido em duplas ou trios. Orientamos que essa preparação para a dinâmica seja enviada antes da proposta e das situações problema.
Para analisar a situação-problema que cada dupla ou trio receberá, devem seguir as questões orientadoras: O que quero? A quem peço? Como peço? O professor deve ressaltar, ainda nas orientações, que essas questões levam a analisar nas situações-problema o tema (o que eu /locutor quero/quer solicitar), o interlocutor (a quem se dirige a solicitação), e a qual gênero deve-se recorrer para fazer essa solicitação (seguir o material do plano original para essa parte).
Fechamento: Alinhamento: Os pedidos pressupõem textos de solicitação semelhantes entre si?
Nesta parte seguir a orientação do plano original que é reunir as respostas dos alunos e fazer uma devolutiva mostrando que algumas situações-problema são mais adequadas para o gênero carta de solicitação.
Para compartilhar as respostas, se possível utilize a ferramenta Padlet https://youtu.be/ahrXd0Kqwso em que possa separar 4 murais e colocar as respostas das duplas e trios e ao final os alinhamentos sugeridos no plano original, de modo mais visual.
Caso não utilize essa ferramenta, elabore uma mensagem e reúna as respostas por meio de uma tabela-síntese. O importante é compartilhar as ideias dos alunos e fechar com uma síntese.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os/as estudantes podem recorrer a eles com perguntas sobre fazer solicitações. Explicar que estão estudando “cartas de solicitação” e que para essa aula vão precisar trabalhar colaborativamente, com o(s)/a(s) parceiro(s)(a/as) da dupla/trio, em alguns momentos. É preciso então que reservem o horário da aula para que os /as estudantes não atrapalhem a dinâmica da casa, ou se atrapalhem, e possam fazer uso do celular e internet etc. Informar ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiantar-se e fazer um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os/as estudantes.