Atividade para impressão - Exercício - LPO7_08SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos
Plano 3 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico (estático e animado) no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Cópia do infográfico e das imagens disponíveis em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html ou projetor/datashow para exibi-las.
Informações sobre o gênero:O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas:Os alunos podem encontrar dificuldades para entender o funcionamento dos diferentes modos semióticos que compõem o gênero. É possível, também, que eles deem mais atenção ao verbal em detrimento do não verbal no momento de leitura do infográfico.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO