Sugestão de adaptação para ensino remoto
Orientações: esta adaptação para ensino remoto reúne os planos de aula 11 e 12 de uma sequência de 15 planos. As atividades envolvem planejamento, produção e revisão de um spot, gênero da esfera publicitária.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Spot – Vamos planejar?
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nestas duas aulas, eles irão planejar, produzir e revisar um spot de conscientização sobre algum problema social que envolva a escola em que estudam. Nesse áudio, relembre as características do spot. Se achar necessário, reenvie alguns spots para eles escutarem, como os que estão disponíveis no plano de aula LPO7_02SQA10, desta sequência. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que troquem ideias e façam uma lista dos principais problemas enfrentados na escola, e escolham um para ser o foco do trabalho. Para melhor orientar os alunos sobre as possibilidades de temas, siga as instruções do plano original. Explique que o spot a ser produzido servirá para conscientizar a comunidade escolar sobre esse problema, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.
Depois que os grupos definirem que problema será tratado e lhe enviarem essa definição, envie a eles as perguntas que servirão como roteiro para a produção do spot. Grave um áudio lembrando aos alunos de que a definição do público alvo e da mensagem influenciará muito na escolha da linguagem a ser utilizada, que deve ser simples e pontual. Para melhor orientá-los no planejamento, envie as dicas do slide de Desenvolvimento do plano LPO7_02SQA11, como o link de onde conseguir efeitos sonoros para serem usados no spot. Durante esse processo de planejamento, acompanhe as equipes nas diversas etapas do planejamento, escrita do roteiro e testes de gravação, trocando mensagens de WhatsApp ou e-mails sobre as versões do trabalho.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Revisão, produção e edição do gênero Spot
Grave um áudio para os alunos explicando que, nesta etapa da aula, eles farão a revisão e produção do spot. Explique que eles deverão seguir o roteiro de revisão. Para isso, envie por e-mail as questões do slide de Introdução do plano LPO7_02SQA12. Indique aos alunos sites confiáveis para consulta de aspectos gramaticais, como regras de concordância, dicionário de sinônimos etc. Estabeleça um prazo para que os alunos efetuem a revisão e enviem para que você a confira. Oriente-os a respeito do que deve ser melhorado.
Nesta etapa, os alunos deverão gravar o áudio do spot. Oriente-os, por meio de um áudio ou vídeo, sobre os detalhes dessa produção e edição. Inclusive, diga que o spot tem um tempo reduzido, de no máximo 30 segundos. Explique que eles poderão usar aplicativos de celular para editar e incluir efeitos sonoros. Cada equipe deve gravar e editar seu spot, repetindo-o quando necessário, até decidirem que a versão final está pronta.
Fechamento: Que aspectos linguísticos e paralinguísticos contribuíram para produzir um spot convincente?
Para o fechamento das aulas, as equipes devem trocar seus spots entre si, por WhatsApp. Peça que as equipes lhe enviem os comentários sobre as produções. Além disso, estimule-os a comentar os temas trabalhados, as problemáticas levantadas e a forma como foram produzidos os spots de conscientização. Grave um áudio, ao final, comentando os aspectos positivos dos trabalhos e também os aspectos técnicos, como entonação da voz, aspectos sonoros, concisão do texto e cumprimento da intencionalidade de cada spot.
Convite às famílias
Enviem aos familiares e à comunidade escolar, de modo geral, os spots produzidos pelos alunos, a fim de que os trabalhos possam ser apreciados e de que o debate sobre as problemáticas levantadas seja suscitado. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, levando a todos a conscientização sobre questões que envolvem a escola e a comunidade que a circunda.