Plano de Aula

Plano de aula: Minisseminários

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Articular conceitos com fatos, alusões históricas.
  • Estabelecer relação entre conceitos, fotografias e linhas de tempo.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Pesquisar sobre o tema e atender uma estratégia pré-estabelecida de fundamentação.
  • Adequar, na escrita, a linguagem a uma estrutura de texto expositivo.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.
  • Delimitar o tema durante o processo da pesquisa.

Observação:

Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

Sensibilização para o trabalho com minisseminários, estabelecido em dois momentos de preparação antecipada:

  • Antes de se iniciar o trabalho com minisseminário.
  • Antes de cada minisseminário.

1º momento da sensibilização: trabalho a ser feito antes de se iniciar os minisseminários:

  • Acontece somente uma vez antes de iniciar os minisseminários, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É momento que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.

  • Minisseminário: o que é, como se faz.
  • Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • o que é um minisseminário;
  • as partes que o compõem; e
  • o que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece.
  • Ressalte a importância dos elementos paralinguísticos, cinésicos e dos recursos visuais utilizados durante a apresentação.
  • Construa o recurso visual utilizado e estabeleça a organização da fala.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • Vocês já assistiram a um minisseminário?
  • Ele tem alguma finalidade?
  • Quais as partes que o compõem?
  • Como devem ser organizadas essas partes?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • Vocês acham que um minisseminário tem regras?
  • Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, anote as respostas no quadro para depois analisarem:

1.1 A figura do moderador (aquele que organiza a apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).

1.2 A do apresentador (aquele que apresenta o tema, que comprova a posição do grupo ou as teorias do tema pelo uso dos argumentos).

  • Fala claramente, com informações organizadas, coerentes com uma sequência lógica: apresentando começo, meio e fim em sua fala, com retomada dos principais pontos da exposição.
  • Usa marcas linguísticas como: Para início… Mais uma informação interessante… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que...
  • Provoca o público, deixando dicas para reflexão entre os participantes.
  • Utiliza com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.
  • Posiciona-se diante do público. É interessante observar a direção do olhar, o tom de voz em cada situação.

1.3 O público (assiste e depois participa, perguntando, comentando).

1.4 A definição das partes do minisseminário (apresentação do tema, dos participantes, o momento da apresentação em si e o momento das perguntas aos apresentadores).

2. Sobre a apresentação

Estabeleça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos também sobre a momento da apresentação:

  • Há alguma norma para se apresentar em público?
  • Como deve se comportar a pessoa que fala para os colegas?
  • O que é importante que ela faça?
  • Como devem se comportar as pessoas que são os ouvintes?
  • Devem participar, perguntando, tirando dúvidas ou comentando, contribuindo com o tema e os colegas que apresentam?
  • Qual o momento da plateia participar?
  • Como organizar o espaço para a apresentação?

Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, converse sobre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:

  • Os elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.);
  • Os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se visualizem.
  • Esses elementos podem ser retomados durante a avaliação ao final da apresentação.

3. Organização da fala e do material de apoio

Faça um novo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:

  • Como utilizar o recurso visual construído pelo grupo?
  • O recurso visual é suficiente ou é preciso ter uma fala estruturada?
  • Como organizar a fala?

Converse sobre a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:

3.1 O recurso visual utilizado: O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.

- O texto verbal deve ser objetivo, atender a estrutura, as características dos textos expositivos e os recursos estabelecidos como estratégia argumentativa.

3.2 A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:

  • Por onde começar?
  • Como discutir?
  • Como se apropriar, na fala, do recurso argumentativo solicitado?
  • Como finalizar, fazendo as retomadas necessárias?
  • Quais marcas linguísticas devem ser usadas?

3.3 Como organizar a fala e o recurso visual com segurança?

  • Utilize a pesquisa, que deve ser feita observando a finalidade do minisseminário, o recurso argumentativo e o tema eleito para o momento.

Obs.: Se necessário, aconselhe os alunos a fazer um ensaio antes, dentro de cada grupo.

2º momento da sensibilização: orientação para essa aula

Obs.: Esse momento acontece durante o mês que antecede o dia da apresentação. No dia da realização do minisseminário, já estará pronto esse segundo momento.

  • Compreensão do recurso adotado, dentro dos gêneros expositivos, que norteará a apresentação e fará parte do recurso visual.
  • Escolha do tema e apropriação dos conceitos ligados a ele, por meio de pesquisas.

1.O recurso argumentativo: exemplos, fatos reais, alusões históricas, fotografias, linhas do tempo

Questione com os alunos:

  • O que são recursos argumentativos?
  • O que é um fato? Uma exemplificação? Uma alusão histórica?
  • Podemos usar fatos e alusões históricas para fundamentar conteúdos temáticos?
  • Como usar essas estratégias para exemplo: uma situação atual com uma situação histórica?
  • Como usar fotografias e linhas do tempo para ajudar a construir um conceito ou um tema?
  • Fotografias e linhas do tempo também ajudam a reconstruir fatos pou contextos históricos?

1.1 O recurso argumentativo adotado para essa aula é o uso de argumentos, classificados por Gonzaga 2017, p.175, como prova concreta: ¨...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Ver em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0

1.2 Sobre o uso dessas estratégias para fundamentar o texto, veja mais em:

http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html

2.Os gêneros textuais expositivos

Faça uma reflexão com os estudantes:

  • Quais os textos que nos trazem informação sobre temas que pesquisamos?
  • Que características esses textos apresentam?
  • Como usar esse texto para reproduzir informações?

2.1 Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm

3.O conteúdo temático

3.1 Sugere-se que, por meio de conversa, listem-se temas de interesse dos alunos.

Considerem as estratégias estabelecidas ao fazer opção pelo tema.

Para tanto, pode-se provocar a reflexão, analisando a realidade para que optem por temas que despertem interesse:

  • O que está acontecendo ao nosso redor?
  • Como isso impacta em nosso modo de viver?
  • A qual área do conhecimento esse tema está ligado?
  • Como e onde buscar informações sobre esse tema?
  • Essas informações trazem conceitos, referências complementares sobre o tema?
  • Consigo colocar algum fato da atualidade ou alusão histórica nesse tema?
  • Posso usar fotografias e linhas do tempo para ajudar a construir o conceito desse tema?
  • Posso comparar ou comprovar alguma informação do tema com fatos, ou com alusões históricas?

3.2 Oriente-os sobre a delimitação, pedindo que:

  • analisem o que pesquisaram dentro desse tema para atender o objetivo deles;
  • considerem se há alguma curiosidade para mostrar;
  • avaliem quais os exemplos seriam interessantes mostrar a respeito desse tema;
  • determinem como usar fatos e alusões históricas aplicando-os ao texto e a favor de exposição de uma ideia.

4. O minisseminário

Hora de escolher, junto ao coletivo, o aluno que será o moderador do grupo, as equipes que farão a apresentação do trabalho e pensar na organização do trabalho, considerando os recursos visuais, os aparelhos necessários para a apresentação, o local e sua organização.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO