Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento do gênero Resumo

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de texto da área de Ciências da natureza

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte, tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto, para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em extrair do texto as palavras-chave, por não compreender bem esse conceito.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap. 2, p. 44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5.
Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de planejar as ideias de um resumo antes de escrevê-lo.
  • Utilize a analogia da planta do edifício para que os estudantes compreendam a importância desta etapa. Assim como um bom edifício precisa ser planejado em um desenho que dá a ideia da dimensão dos seus cômodos, incluindo o comprimento e a espessura das paredes, a medida das portas e das janelas e outros acabamentos, como o lugar da pia, chuveiros e instalações elétricas, o bom resumo precisa incluir as etapas de pensar como as ideias e as informações estarão organizadas no texto, a linguagem que será utilizada para atender o público ao qual se destina e quais as marcas linguísticas características do resumo. Se isso não for feito, assim como o edifício,corre o risco de ser mal projetado, o texto corre o risco de ser uma escrita enfadonha e sem finalidade comunicativa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos