Plano de Aula

Plano de aula: Verbos transitivos e intransitivos: Descobrindo a diferença

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos transitivos e intransitivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar alunos e alunas a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar as dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.

Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O verão de 92”, de Luis Fernando Veríssimo. Recursos recomendados: computador e data show.

Dificuldades antecipadas: É possível que a turma tenha dificuldades quanto ao reconhecimento dos verbos (enquanto classe gramatical) e dúvidas quanto à necessidade ou não de utilizar complementos em certos verbos.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf

FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula mostrando a frase acima (você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro) e estimule a turma a completá-la livremente. Anote no quadro algumas hipóteses citadas pelos alunos e alunas. Neste momento, não é necessário direcionar a atenção da turma para questões gramaticais, como verbos e complementos.
  • Proponha à turma a seguinte pergunta: essa frase parece completa ou não? Se não, o que parece faltar nela? Espera-se que a turma perceba a incompletude da frase em termos de sentido. Apesar disso, neste momento, além de introduzir a temática do texto, o objetivo da frase é apenas motivar indagações a partir de um verbo transitivo carente de complementos, mas sem ainda defini-lo enquanto tal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO