Resolução de atividade - Conhecendo Vlog e Podcast
Plano de Aula
Plano de aula: Vlog e podcast de divulgação científica - apreciação e análise
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Vídeo - Por que você acredita em fake news? / Nerdologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8quTOBvb8uA; Podcast - Se está na internet é verdade / Alô, Ciência? Disponível em: https://alociencia.com.br/podcast/14-se-esta-na-internet-e-verdade/.
Vlogs e podcasts científicos indicados pelos estudantes.
Materiais: Computador, projetor multimídia, tela e caixa acústica.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro. O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, pode ser disponibilizado para acesso on-line e para downloads. É semelhante a um programa de rádio e também a um blog, porém com conteúdo em áudio.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade para perceber as características do vlog e do podcast.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300.
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Artigos
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
Bom exemplares de Gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os estudantes.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO