Plano de Aula

Plano de aula: A importância de se planejar para gastos e aquisição de bens

mais ações

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância de um planejamento financeiro na aquisição de bens para a economia pessoal ou familiar, comparando duas situações de compra - uma com um planejamento e outra com uma aquisição imediata -, contemplando a habilidade EF07MA36 do componente curricular Matemática, que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
  • Dados em planilhas.
  • Planejamento financeiro.

Objetivos de aprendizagem

  • Construir um relatório de planejamento de compra de um bem a partir de informações matemáticas e sociais.
  • Identificar a melhor escolha, em termos financeiros, sobre uma compra à vista ou a prazo, partindo do contexto pessoal e/ou familiar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Ao professor caberá buscar sites confiáveis para a pesquisa de preço que será realizada ou trazer folhetos impressos de lojas locais com o produto cujo preço será pesquisado, caso a escola não disponha de computadores ou internet.

Para esta aula, é necessário que já esteja consolidada a compreensão acerca dos procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, além da porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo (ou inteiro), bem como 10% corresponde a 10/100, ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que, para aprender com um recurso, é preciso ter aprendido o recurso antes.

Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor a respeito delas pelos links da seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Calculadora.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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