Plano de Aula

Plano de aula: Comparação de números racionais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentor: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais; Dominar a comparação entre frações positivas (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09).
  • Dominar a comparação entre números racionais na forma decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_01NUM; Base Nacional: EF06MA01; EF06MA02)
  • Dominar a comparação entre números inteiros (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_03NUM; Base Nacional: EF07MA03)

Objetivos específicos

  1. Comparar números fracionários, inclusive com denominadores diferentes
  2. Comparar números decimais, inclusive com casas decimais diferentes
  3. Comparar números fracionários e decimais em sua forma negativa e positiva.
  4. Ordenar números racionais

Conceito-chave

Comparação de números racionais. Ordenação de números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Comparar números fracionários, inclusive com denominadores diferentes
  2. Comparar números decimais, inclusive com casas decimais diferentes
  3. Comparar números fracionários e decimais em sua forma negativa e positiva.
  4. Ordenar números racionais

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão se deparar, durante a aula, com situações que possibilitarão saber se um número racional é maior ou menor do que outro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO