Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Contornando e esticando a circunferência!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI
Conceito-chave
Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;
- embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
- fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular o comprimento de uma circunferência, associá-la ao perímetro de figuras circulares e ter noção do número pi (?) i, sem a preocupação de apresentá-lo como um número irracional.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Observação: Você deve solicitar aos alunos, antecipadamente, que tragam dois objetos de formato circular, calculadora e fita métrica (caso não tenha fita métrica pode ser utilizado o barbante e a régua).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO