Plano de Aula

Plano de aula: Planejar os gastos da escola – Compreendendo o funcionamento da instituição

mais ações

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para os estudantes refletirem sobre a importância de um planejamento financeiro, pensando nos gastos da escola para o seu funcionamento e contemplando a habilidade do componente curricular de Matemática (EF07MA36), que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
  • Dados em planilhas.
  • Planejamento financeiro.

Objetivos de aprendizagem

•  Identificar quais gastos necessários ao funcionamento de uma escola são gerenciados pela equipe gestora.
  •  Argumentar acerca das decisões sobre o uso de verbas públicas destinadas ao funcionamento de uma escola pública com foco no planejamento dos gastos.

Competências gerais

• 1. Conhecimento
  • 2. Pensamento científico, crítico e criativo
  • 4. Comunicação
  • 5. Cultura digital
  • 6. Trabalho e projeto de vida
  • 7. Argumentação
  • 9. Empatia e cooperação
  • 10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para esta aula, é necessário o conhecimento do professor sobre o que está sob responsabilidade da equipe gestora da escola de sua localidade em termos de verbas. Deve-se pesquisar, ainda, o que são bens de consumo permanentes, serviços estruturais e pequenos reparos. Também se faz necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e os procedimentos aritméticos e significados de números não inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10. Eles também precisam compreender a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100 ou um todo – um inteiro, bem como 10% ser 10/100 ou 0,1. Além disso, ter familiaridade com a calculadora é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.

Neste plano, serão utilizadas abordagens metodológicas de aprendizagem baseadas em problemas, storytellying, autoavaliação pelo quadro SQA (Sei, Quero saber, Aprendi). Para se apropriar de tais abordagens, leia os artigos disponíveis na seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

• É possível ler sobre aprendizagem baseada em problemas acessando: “Entenda o que é a aprendizagem baseada em problemas”. Disponível em:

https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/entenda-o-que-e-a-aprendizagem-baseada-em-problemas/. Acesso em: 15 nov. 2021.

“Construindo uma planilha K-W-L / S-Q-A”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWrs8gvWK5D9JpDZn28cSdetsvFUQuD7b9EthWSruGdaApCgB8wP6dJdeHWQ/resolucao-da-atividade-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

• É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

“Como calcular porcentagens com calculadora”. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em: 15 nov. 2021.

e

“Como calcular porcentagem na calculadora comum - simples e rápido”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em: 15 nov. 2021.

• Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro: Planejando o trabalho em grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

- Calculadora.

- Lápis.

- Borracha

- Papel com ou sem pauta.

- Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO