Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Potências de bases negativas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Potenciação nos números inteiros
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.
Conceito-chave
Potência com base inteira.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Se possível, atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar:
- Sugestão de Vídeo: Vídeo do Professor Jair Bueno sobre potenciação com a base nos inteiros (Z) https://www.youtube.com/watch?v=CSx2r2Dx1ck
- Sugestão de Leitura: Realizar a leitura do conto “A lenda do jogo de xadrez”, do livro “O homem que Calculava” de Malba Tahan. Essa lenda trará uma boa perspectiva para a resolução da atividade complementar, por isso a sugestão é de passar a lenda como um complemento para os alunos.
- Quiz sobre potenciação ou radiciação: https://rachacuca.com.br/quiz/68293/potenciacao-e-radiciacao-i/
- Outra maneira lúdica de trabalhar potências de 2 com os alunos é o jogo 2048, que pode ser encontrado em aplicativo para celulares ou no site: https://rachacuca.com.br/raciocinio/2048/
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO