Plano de Aula

Plano de aula: Soma das Medidas dos ngulos Internos de um Triângulo Qualquer

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre O triângulo e suas propriedades

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Objetivos Específicos

Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180°.

Conceito-chave

Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Lápis de cor;
  • Transferidor;
  • Triângulo grande recortado em cartolina feito pelo professor com os ângulos pintados com cores diferentes e marcados com as letras α, β e γ;
  • Transferidor de madeira para o professor;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Objetivos Específicos

Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180°.

Conceito-chave

Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Lápis de cor;
  • Transferidor;
  • Triângulo grande recortado em cartolina feito pelo professor com os ângulos pintados com cores diferentes e marcados com as letras α, β e γ;
  • Transferidor de madeira para o professor;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Aula

Título: Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Desenhe um triângulo no quadro e peça para algum aluno marcar seus ângulos internos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam sobre o que queremos para a aula de hoje?
  • Como podemos encontrar as medidas destes ângulos?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO