Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Soma das Medidas dos ngulos Internos de um Triângulo Qualquer
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre O triângulo e suas propriedades
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosilaine Sanches Martins
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Objetivos Específicos
Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180°.
Conceito-chave
Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Tesoura;
- Cola;
- Lápis de cor;
- Transferidor;
- Triângulo grande recortado em cartolina feito pelo professor com os ângulos pintados com cores diferentes e marcados com as letras α, β e γ;
- Transferidor de madeira para o professor;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosilaine Sanches Martins
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Objetivos Específicos
Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180°.
Conceito-chave
Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Tesoura;
- Cola;
- Lápis de cor;
- Transferidor;
- Triângulo grande recortado em cartolina feito pelo professor com os ângulos pintados com cores diferentes e marcados com as letras α, β e γ;
- Transferidor de madeira para o professor;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Aula
Título: Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Título: Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Desenhe um triângulo no quadro e peça para algum aluno marcar seus ângulos internos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês entenderam sobre o que queremos para a aula de hoje?
- Como podemos encontrar as medidas destes ângulos?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO