Plano de Aula

Plano de aula: Utilizando a experimentação para calcular probabilidades

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade frequentista

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA28 - Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Objetivos específicos

Calcular e estimar a probabilidades a partir da análise da frequência de ocorrência de eventos aleatórios.

Conceito-chave

Probabilidade Frequentista

Recursos necessários

Projetor de slides (opcional), lousa, dados

Conhecimentos que a turma deve dominar

Organizar as informações obtidas em uma tabela, Identificar o espaço amostral, determinar a probabilidade de um evento e representá-la nas formas fracionária, decimal ou percentual.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular e estimar a probabilidades a partir da análise da frequência de ocorrência de eventos aleatórios.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO