Plano de Aula

Plano de aula: Aptidão física para a saúde, acesso para todos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano os estudantes irão retomar os conceitos de aptidão física e identificar quais são as variáveis físicas relacionadas à aptidão para saúde. Além disso, irão discutir sobre o acesso às práticas corporais para todos os indivíduos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer os conceitos de aptidão física.
  • Identificar as variáveis da aptidão física relacionada à saúde.
  • Relacionar as estruturas corporais (articulações, músculos, pulmões, coração) às capacidades físicas de força e resistência muscular, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória.
  •  Experimentar exercícios físicos relacionados à aptidão física para saúde.
  • Discutir sobre o acesso das pessoas à informação sobre atividade física.
  • Estar apto a disseminar conhecimentos que levem as pessoas a envolver-se em práticas corporais com o objetivo de melhorar a aptidão física para a saúde.

Competências gerais

1. Conhecimento

8. Autoconhecimento e autocuidado

Materiais sugeridos
  • Colchonetes ou materiais para os estudantes apoiarem as costas.
  • Equipamento para marcar tempo (relógio ou celular).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Iniciar a aula recordando com os estudantes algumas definições que aprenderam em anos anteriores:

O que é atividade física?

O que é exercício físico?

O que é aptidão física?

Se julgar necessário, utilize a seção Para saber mais como suporte para este diálogo.

Observe a fala dos estudantes acerca dos termos. É importante que todos participem do diálogo. Utilize, para isso, recursos diversos, como vídeos com audiodescrição, materiais escritos, reportagens, ou faça perguntas direcionadas para aqueles estudantes que podem ter alguma dificuldade de compreensão.

Conduza o diálogo no sentido de que todos percebam que o exercício físico corresponde a uma atividade sistematizada com o objetivo de desenvolvimento e/ou manutenção da aptidão física. A aptidão física pode ser aprimorada para a saúde ou para o desempenho esportivo.

A partir desta conversa, retome com os estudantes os componentes da aptidão física para saúde: a flexibilidade, a força e a resistência muscular, a capacidade cardiorrespiratória e a composição corporal.

Comente que a flexibilidade, a força e a resistência muscular e a capacidade cardiorrespiratória são capacidades físicas e, portanto, podem ser aprimoradas por meio de atividades físicas regulares.

Questione os estudantes: Para melhorar as capacidades físicas é necessário que as pessoas frequentem uma academia, um clube, ou alguma instituição que promova exercícios físicos direcionados? Se acreditam que é necessário frequentar esses locais, as pessoas só conseguem melhorar a sua aptidão física para a saúde se tiverem recursos financeiros? Se todos conseguirmos melhorar a atividade física independente da situação financeira, será que a proporção de praticantes de atividade física entre as classes sociais é igual? Será que as pessoas de classes sociais diferentes têm acessos iguais a locais específicos para a prática de atividade física? As pessoas têm informação sobre a prática de exercícios físicos para melhora da saúde? Se as pessoas têm informação, qual é o motivo de não praticarem?

Ao invés de propor respostas, estabeleça um desafio para os estudantes. Eles devem pesquisar e descobrir essas informações e levá-las ao máximo de pessoas possível. Para isso, devem utilizar um meio de comunicação que conhecem. Pode ser em formato de jornal, programa na internet, programa de rádio ou televisão.

A reportagem deve apresentar os conceitos de aptidão física e as variáveis relacionadas à saúde, quais são as regiões corporais relacionadas à aptidão física para saúde, e discutir sobre o acesso das pessoas às práticas corporais para melhora da saúde.

Em primeiro lugar, eles devem definir um roteiro da reportagem que utilizarão. Para isso, sugerimos a leitura do texto da Nova Escola disponível a seguir:

É importante que a reportagem seja a mais completa possível. Para isso, construa com os estudantes um quadro com algumas perguntas que devem ser respondidas, além das que foram feitas anteriormente. Por exemplo:

EDF8_06GIN01-IMAGEM19

A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes irão experimentar e pesquisar sobre a relação entre as capacidades físicas e as estruturas corporais para utilizar essas informações na elaboração da reportagem.

É importante que todas as perguntas e respostas obtidas na experimentação sejam inseridas no quadro.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO