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Plano de aula: Corpo, saúde e beleza: pontos e contrapontos

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Descrição

Este plano visa levar os estudantes a retomar os conceitos de ser ativo e ser sedentário. Propõe-se que compreendam quais são as capacidades físicas relacionadas à aptidão física para o desempenho. Serão propostas práticas para avaliação das variáveis da aptidão física para o desempenho e as discussões sobre a utilização de substâncias e medicamentos para melhora do desempenho e transformações corporais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Ginásticas de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os conceitos que envolvam estar ativo fisicamente.
  • Discutir sobre os problemas relacionados ao sedentarismo.
  • Conhecer as capacidades físicas relacionadas à aptidão física para o desempenho.
  • Discutir sobre a utilização de medicamentos sem o acompanhamento de profissionais especializados.
  • Avaliar as capacidades físicas relacionadas à aptidão física para o desempenho.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

7. Argumentação

Aula

Materiais sugeridos
  • Trena ou fita métrica.
  • Cronômetro.
  • Colchonete.
  • Bolas.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie com a definição do que significa ser fisicamente ativo, de acordo com o site da Agência Brasil disponibilizado na Bibliografia.

Mais de 150 minutos de atividade física moderada fora da escola, como, por exemplo, caminhada, musculação, hidroginástica, ou 75 minutos de atividades vigorosas, como corrida, basquete, futebol, ginástica aeróbica e tênis.

Peça que os estudantes analisem e digam se atingem as recomendações ou não. Veja se é necessária a utilização de um quadro ou a lousa com a descrição para que os estudantes tenham maior percepção da definição de ser fisicamente ativo e possam elaborar melhor as suas respostas.  Utilize o Para saber mais como suporte e questione-os se sabem quais os malefícios do sedentarismo, se conhecem alguém com alguma das doenças relacionadas ao sedentarismo, o que essas pessoas relatam, se são pessoas que realizavam atividade física regular ou eram sedentárias, se conhecem alguém que recebeu recomendação de um profissional para realizar atividades físicas.

A seguir, explique os objetivos de aprendizagem desta aula. Retome os componentes da aptidão física para a saúde: a força e a resistência muscular, a resistência cardiorrespiratória e a flexibilidade e a composição corporal.

Comente que, para o desempenho esportivo, além daquelas relacionadas à saúde, também são incluídas a potência muscular, a agilidade, a coordenação e o equilíbrio.

Proponha uma atividade na qual os estudantes irão avaliar as capacidades físicas relacionadas ao desempenho esportivo. Como o contato dos estudantes com as capacidades físicas relacionadas à saúde foi em anos anteriores, julgamos importante avaliar todas as capacidades físicas. Importante considerar que, apesar de algumas serem relacionadas ao desempenho, todas são importantes de serem desenvolvidas.

Para avaliar as capacidades físicas, utilizaremos como referência o Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR), uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Ministério do Esporte. No site, são disponibilizados vídeos sobre como realizar avaliações físicas com os estudantes na escola e é possível inserir os dados no próprio site para contribuir com o projeto. Sugerimos, também, a leitura do manual.

Manual: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/217804.

Passo a passo: https://www.ufrgs.br/proesp/passo-a-passo.php.

Bateria de testes: https://www.ufrgs.br/proesp/bateria-de-testes.php.

Comente com os estudantes que qualquer programa de exercício deve ser adequado ao condicionamento físico inicial dos participantes. Muitas pessoas desistem de se engajar em atividades físicas por acharem as sensações corporais muito intensas ou desconfortáveis. Portanto, iremos realizar uma série de avaliações físicas para investigar o nível de condicionamento físico de cada um.

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