Plano de Aula

Plano de aula: Ginásticas de conscientização corporal

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Descrição

A proposta deste plano é levar os estudantes a conhecerem as ginásticas de conscientização corporal, compreendendo as suas origens, experimentando práticas com essas características e compartilhando as sensações advindas das práticas com os colegas, comparando-as com outras modalidades de ginástica.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Ginásticas de conscientização corporal.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer os conceitos e a origem das ginásticas de conscientização corporal.
  • Vivenciar práticas com as características das ginásticas de conscientização corporal.
  • Compartilhar as sensações advindas das práticas de ginásticas de conscientização corporal.
  • Comparar as sensações das práticas de ginástica de conscientização corporal com as sensações de ginástica de condicionamento físico.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

8. Autoconhecimento e autocuidado

Aula

Materiais sugeridos
  • Colchonetes ou outros materiais para os estudantes se sentarem.
  • Equipamento de reproduzir áudio.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Sugerimos aqui que comece a aula com uma atividade. Peça aos estudantes que se distribuam pelo espaço e se sentem. Inicie com um aquecimento corporal. Se possível, coloque uma música de relaxamento. Peça que prestem o máximo de atenção aos movimentos e às sensações corporais, como o aquecimento do corpo, o tensionamento, o alongamento e o relaxamento dos músculos, o aumento da frequência respiratória e cardíaca, o estalar das articulações, entre outras.

Inicie ativando com os estudantes as principais articulações do corpo, solicitando que realizem os movimentos lentamente, cada um no seu ritmo.

  • Girando os tornozelos nos dois sentidos.
  • Flexionando e estendendo os tornozelos.
  • Deitados de costas, unindo e afastando as pernas, flexionando e estendendo os joelhos. Elevando e abaixando o quadril ao chão.

A cada movimento, peça que prestem atenção na região corporal que está sendo solicitada e nas sensações corporais advindas dessa região: Sente calor? Desconforto? Estalidos? Limitações? Relaxamento? Alongamento?

  • Em pé, proceda da mesma forma em relação a tronco, ombros, cabeça, pescoço, cotovelos, punhos e dedos.
  • Deixe-os livre para que explorem os movimentos articulares durante um tempo sempre solicitando que percebam as sensações.

Ao final, peça que se deitem e sintam o seu corpo, dessa vez, em silêncio e com atenção à respiração, voltando à calma, o calor percorrendo o corpo, as regiões ativadas, entre outros.

Proceda com uma conversa:

Quais foram as sensações com as práticas? Sentiram dificuldade em realizar alguma?  Gostaram das práticas? Alguém já realizou alguma prática semelhante? Como se sentiram ao final da prática e como estão se sentindo nesse momento? Conhecem alguma prática que se assemelha ao que realizaram?

Permita que os estudantes relatem sobre as sensações e observe se conseguem relacionar o que fizeram com alguma prática que já conhecem.

A seguir, explore um conjunto de modalidades de ginástica denominadas ginástica de conscientização corporal. Peça aos estudantes que criem um quadro no qual irão registrar as suas aprendizagens sobre o tema. Na primeira coluna, serão dispostas as questões advindas das discussões e experiências dos estudantes. Na segunda coluna irão escrever a fonte de pesquisa que utilizaram para obter as respostas. Na terceira coluna, irão escrever as respostas encontradas para as questões. Observe o modelo a seguir:

Questões

Fontes de consulta

Respostas

Quais são as principais modalidades de ginástica de conscientização corporal de origem ocidental?

Google acadêmico

Eutonia, antiginástica, holística, pilates etc.

O que é a eutonia e quais são os seus princípios?

Site da Sociedade Brasileira de Eutonia

“A eutonia é uma abordagem de educação somática em que a pessoa acessa a sabedoria que é própria do corpo. Por meio da atenção às sensações, promove a ampliação da percepção e da consciência corporal, propiciando a flexibilização do tônus contribuindo no cuidado das dores e do estresse, além de uma melhor adaptabilidade do corpo para as diversas ações no cotidiano e nas atividades artísticas e esportivas”.

Quando, onde e quem criou a eutonia?

E-mail enviado para a Associação Brasileira de Eutonia

A eutonia surgiu na Alemanha no século XX e foi criada pela professora Gerda Alexander (1908-1994).

Quais as sensações corporais do exercício de abdominais?

Vivência em aula

Os exercícios abdominais provocaram uma sensação de “queimação” no abdômen.

Quais as principais capacidades físicas desenvolvidas na prática de pilates?

Pesquisa em sites e com professores das modalidades

Força e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio.

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