Plano de Aula

Plano de aula: Lutas do mundo: aprofundando aprendizagens

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano se propõe a levar os estudantes a pesquisar a origem, a evolução até os dias de hoje e quais as transformações no modo de prática de lutas do mundo. A experiência visa levá-los a valorizar as diferentes culturas, além do respeito às diferenças de gosto pessoal e de desempenho.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

•  Lutas do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar diferentes lutas do mundo, seus principais fundamentos, finalidades e objetivos, de acordo com as diferentes culturas e contextos.
  • Experimentar as lutas do mundo, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
  • Adaptar a modalidade de luta às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
  • Compreender sobre as transformações históricas que constituem as práticas de lutas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas.
  • Valorizar e respeitar as culturas de origem das modalidades de lutas do mundo.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro do estudante.
  • Lousa ou quadro.
  • Flip chart (anotações/professor poderá transportar para outros espaços: quadra, pátio etc.).
  • Projetor multimídia.
  • Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
  • Colchonetes e/ou tatames de EVA.
  • Cones e giz para demarcação de espaços.
  • Prendedores, espumas ou outros materiais similares (construção do sparring).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula, explorando o que os estudantes já sabem sobre as lutas. Retome as principais modalidades de lutas que os estudantes conheceram e experimentaram sobre a prática corporal (lembrando que já tiveram contato com a prática corporal anos anteriores). Apresente as características gerais das lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular e outros documentos normativos a nível estadual e regional, que definem o conjunto de aprendizagens essenciais que o estudante deverá desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.

Depois, apresente aos estudantes os objetivos de aprendizagem do plano.

Considerando o mapeamento inicial, proponha a vivência de uma modalidade de luta do mundo bastante conhecida. Para essa aula sugerimos tematizar o boxe, modalidade de luta do mundo bastante conhecida e praticada em diversos contextos e regiões do Brasil.

Promova alguns questionamentos, buscando levantar os saberes prévios sobre a modalidade tematizada: Quem já ouviu falar sobre o boxe? Alguém já praticou? Onde viram essa luta? Conhecem a origem da modalidade e suas regras? Conhecem algum atleta praticante do boxe reconhecido no cenário nacional e internacional (caso não citem, relembrar alguns nomes conhecidos).

Apresente aos estudantes, por meio de vídeo, imagens e textos impressos ou exibidos pela tela do celular, a história, origem e principais fundamentos do boxe. Segue sugestão de materiais:

Verifique se entre os estudantes existe algum que necessite de auxílio para poder compreender o vídeo. Nesse caso, procure formar duplas para que um estudante possa explicar ao outro o que está identificando no vídeo. Observe-se é necessária a utilização de audiodescrição, legendas, ou instrução em Libras

Oriente os estudantes na elaboração do quadro das descobertas, a ser preenchido até o final desta sequência de aulas. No quadro deve haver perguntas sobre a modalidade tematizada e também as respostas a partir do que foi discutido em aula ou pesquisado pelos estudantes. O quadro poderá ficar exposto em um mural e os estudantes deverão reproduzi-lo em seus cadernos, preenchendo-o conforme as perguntas forem sendo respondidas. Retomar o quadro com os estudantes ao final de cada aula (sequência).

Sugestão de quadro das descobertas:

Perguntas

Respostas

Quais são as modalidades de lutas mais praticadas na região em que moram?

Vamos falar do boxe… Como surgiu?

Vocês já conheciam essa modalidade?

Quais espaços e equipamentos são necessários para vivenciar o boxe?

Quais as principais regras e/ou características?

Quais os principais golpes?

Cite os atletas mais conhecidos e renomados no cenário do boxe (passado e presente)?

Quais as principais competições e torneios em que o boxe faz parte?

O boxe é uma luta praticada apenas por homens? Explique.

Apresente as principais curiosidades sobre o boxe no Brasil e no mundo.

Novas linhas com questões dos estudantes podem ser inseridas conforme a aula for se desenvolvendo e novas dúvidas sobre as lutas surgirem.

Os estudantes deverão, no decorrer das aulas previstas, preencher o quadro das descobertas e, posteriormente, socializar as suas descobertas com os seus colegas de turma. Poderão utilizar também imagens, vídeos, filmes, fotos e reportagens para complementar e corroborar suas descobertas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO