Plano de Aula

Plano de aula: O esporte de rendimento e os seus problemas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, o estudante terá acesso a aspectos relativos ao conceito de esporte e suas características, além de discutir e refletir com os estudantes a respeito de situações de violência, doping e corrupção ocorridas no esporte, que envolvem atletas, clubes e confederações, torcedores e governos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de rede/parede, invasão e de campo/taco.

Objetivos de aprendizagem

  • Recordar o conceito de esporte.
  • Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo.
  • Discutir sobre as formas de que as mídias apresentam os problemas nos esportes.
  • Recriar uma prática com tipificação esportiva.
  • Analisar as situações relacionadas à prática recriada (conflitos, desentendimentos, frustrações).  
  • Discutir sobre os problemas relacionados com o esporte (doping, corrupção, violência etc).

Competências gerais

1.        Conhecimento

2.        Pensamento científico, crítico e criativo

7.        Argumentação

Aula

Materiais sugeridos

Os materiais aqui sugeridos podem ser substituídos ou adaptados de acordo com a sua realidade.

  • Cones ou garrafas pet.
  • Colchonete, colchões, caixas de papelão.
  • Fita métrica ou trena.
  • Giz.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula retomando com os estudantes o conceito de esporte e explique a eles os objetivos de aprendizagem deste plano. Sugerimos a leitura da seção Para saber mais, que apresenta como ocorreu a transformação do esporte em esporte espetáculo.

Sugerimos a utilização de uma reportagem que fale sobre algum dos problemas no esporte. Disponibilizamos algumas a seguir para que as utilize de acordo com a característica da sua turma.

Corrupção

Reportagem sobre a corrupção nas Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro em 2016. Disponível em: https://exame.com/brasil/mais-alto-mais-forte-mais-corrupto-a-lava-jato-nas-olimpiadas/.

Vídeo sobre as suspeitas de corrupção para a escolha das Olimpíadas do Rio de Janeiro:

Violência

Conjunto de reportagens do jornal Gazeta Esportiva sobre atos de violência no esporte no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.gazetaesportiva.com/tag/violencia/.

Vídeo sobre casos de racismo e homofobia no futebol brasileiro.

Observe a necessidade de se dividir os estudantes em duplas ou trios de modo que leiam uns para os outros e tirem as suas conclusões acerca das reportagens. Faça alguns questionamentos:

Qual é o veículo da reportagem? Vídeo de internet, revista eletrônica, site?

Como o veículo apresenta a reportagem? Entrevista envolvidos, apresenta imagens, usa frases dos envolvidos?

Os envolvidos nos problemas são atletas? Se não são atletas, de que modo se envolveram?

As reportagens apresentam os motivos que levam as pessoas a se envolverem nessas questões?

Já presenciaram ou souberam de outros problemas do esporte iguais ou diferentes dos relatados nas reportagens?

As questões ou problemas relatados são um acontecimento específico do esporte de alto nível?

Vocês já ouviram falar de fairpPlay (jogo limpo)? O que significa?

Possibilite que os estudantes verbalizem as suas impressões. Observe como constroem as suas argumentações. No caso de pontos de vista diversos, procure fazer com que utilizem os textos utilizados como suporte para a construção de sua argumentação. Esse diálogo pode prosseguir em um momento posterior, se julgar interessante, dando um tempo maior para os estudantes aprofundarem no tema e defenderem seu ponto de vista.

A seguir, proponha uma atividade com tipificação esportiva. A ideia é que os estudantes vivenciem os elementos competição e valorização do vencedor presentes no esporte de rendimento e, a partir da sua experiência, discutam sobre como esses elementos poderiam desencadear questões negativas referentes a essa prática corporal.

O jogo deve valorizar a competição e a valorização daqueles que vencem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO