Plano de Aula

Plano de aula: Os esportes de combate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes compreendam o conceito de esportes de combate, diferenciando-os das lutas e das artes marciais, experimentando adaptações dessas modalidades esportivas e compreendendo sua lógica interna, identificando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais mais requisitadas durante a prática desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

•  Esportes de combate.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar os esportes de combate usando habilidades técnico-táticas, utilizando estratégias para solucionar os desafios decorrentes dessas práticas.
  • Diferenciar as modalidades esportivas de combate com base nos critérios da lógica interna.
  • Analisar as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dos esportes de combate.
  • Discutir o conceito de esporte de combate diferenciando-o das lutas e das artes marciais.
  • Compreender o processo de esportivização e midiatização das lutas e a relação com os esportes de combate.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática dos esportes de combate.

Competências gerais

1.       Conhecimento

3.       Repertório cultural

5.       Cultura digital

8.       Autoconhecimento e autocuidado

Materiais sugeridos
  • Caderno ou outros materiais que possibilitem o registro dos estudantes.
  • Cones.
  • Giz ou fita adesiva.
  • Folhas de papel para avaliação.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Reúna os estudantes e explique que a aula será sobre os esportes de combate, uma das categorias de esportes propostas pela BNCC que tem relação com as lutas e com as artes marciais. Por ser a primeira vez que os esportes de combate são tematizados este ano, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes solicitando que, em grupos, simulem ou relatem como ocorre a prática de lutas e artes marciais que conheçam. A seguir, peça que anotem no caderno o que fizeram e o que observaram dos outros grupos sobre essas práticas. O formato de registro em caderno pode tomar a tabela abaixo como exemplo.

Práticas

corporais

Lutas

Artes

marciais

Esportes de combate

Quem já praticou?

Cite exemplos.

Conseguem citar algumas características dessas práticas?

Essas práticas aparecem na televisão?

Todas as pessoas podem realizar essas práticas?

O que é necessário garantir para que todas as pessoas participem?

Utilizando a tabela como referência, pergunte aos estudantes após a prática inicial: Quem já praticou lutas? Quem já praticou artes marciais? Quem já praticou esportes de combate? Quantifique as respostas marcando um X nas alternativas. Após as respostas, solicite que os estudantes deem exemplos para as práticas corporais apresentadas na tabela, considerando a prática realizada e as aprendizagens mobilizadas anteriormente na unidade temática de lutas. Em seguida, peça que analisem a composição das respostas, verificando a coerência entre uma prática estar em uma ou mais colunas, assim como a possibilidade de não estar em nenhuma delas. Promova uma discussão mais ampla, questionando-os: As lutas, as artes marciais e os esportes de combate são sinônimos e se referem às mesmas práticas corporais?

Explique brevemente como se deu o processo de esportivização das lutas e a influência da mídia (midiatização) nesse processo, perguntando quais dessas práticas aparecem mais na televisão. Incentive a participação de todos, utilizando diferentes meios de comunicação, estimulando a expressão e reflexão, análise crítica e argumentação sobre os questionamentos, perguntando se já conseguem diferenciar lutas, artes marciais e esportes de combate. Se julgar necessário, utilize o Para saber mais como suporte para a sua explicação.

Peça que observem a coluna elencada com os esportes de combate na tabela (provavelmente apareça judô, karatê, sumô, taekwondo, boxe, esgrima, jiu-jítsu, MMA), e respondam no caderno ou utilizando outros tipos de registros, como áudio, vídeo, desenho ou maquete.

• Quais são as principais características dos esportes de combate?
  • Que habilidades motoras são necessárias para praticar esses esportes?
  • Quais capacidades físicas são exigidas nessas modalidades?
  • Quais estruturas corporais dos esportistas são requisitadas nesses esportes?
  • Essas modalidades são individuais ou coletivas?
  • As ações de ataque e defesa são combinadas?
  • Os esportes de combate seguem os regulamentos e as regras de instituições esportivas?
  • Existem locais disponíveis na sua comunidade para a prática desses esportes?
  • Todas as pessoas podem praticar esportes de combate? São necessárias adaptações ou flexibilizações de regras?

Em roda de conversa, solicite que os estudantes apresentem suas respostas utilizando múltiplas linguagens (oral, escrita ou gestual), destacando o que entenderam sobre os esportes de combate. É importante que identifiquem a lógica interna desses esportes, percebendo quais são os elementos comuns e os princípios que regem essas modalidades.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO