Plano de Aula
Plano de aula: Os papéis nos esportes de invasão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Neste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes experimentem os esportes de invasão, conhecendo e vivenciando os papéis de jogador, aquele que participa e atua no jogo, árbitro, que desempenha a função de fazer cumprir as regras, e técnico, que orienta e dirige uma equipe ou atleta, compreendendo a lógica interna desses esportes e as possibilidades de utilizá-los em seus momentos de lazer.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão.
Objetivos de aprendizagem
- Retomar as características e a lógica interna dos esportes de invasão.
- Experimentar esportes de invasão usando habilidades técnicas e táticas com ênfase na ocupação de espaços e relações de colaboração.
- Identificar como os elementos técnicos individuais são condicionados pelos sistemas de jogo e regras presentes nos esportes de invasão.
- Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão.
- Vivenciar os diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) nos esportes de invasão.
- Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de invasão.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Bolas de futsal ou de borracha.
- Coletes.
- Apito.
- Cronômetro.
- Caderno dos estudantes.
- Papel para anotações (súmula).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie explicando aos estudantes que durante a aula irão experimentar e compreender as diferentes formas em que podemos atuar nos esportes de invasão, assumindo diferentes papéis. Escolha a modalidade que julgar mais adequada para a tematização dos esportes de invasão, desde que esteja no âmbito do objeto de conhecimento. Como sugestão, apresentamos o futsal.
Para verificar o que já conhecem sobre a modalidade, peça para se organizarem em duplas e proponha que um entreviste o outro, como se fossem repórter esportivo e jogador. Como forma de registro, as perguntas e respostas podem ser anotadas no caderno. Caso possuam celular, podem gravar a entrevista em áudio e depois transcrever no caderno. Como sugestão de roteiro para a entrevista, elencamos as seguintes perguntas:
- Você gosta de jogar futsal?
- Você gosta de assistir a futsal?
- O futsal é um esporte para meninos ou meninas?
- Existem possibilidades de adaptações para que todos possam participar?
- Quais as principais características requeridas na prática desse esporte?
- Quais as principais estruturas e regiões corporais envolvidas na modalidade?
- Quais as principais habilidades motoras exigidas no futsal?
- Identifica as posições e funções dos jogadores em quadra?
- Conhece as atribuições dos árbitros no jogo de futsal?
- Conhece o papel do técnico no jogo de futsal?
- Existem locais fora da escola onde as pessoas praticam essa modalidade?
- Você vê meninos e meninas jogando nesses locais?
Acompanhe as entrevistas para verificar o conhecimento prévio dos estudantes, observando se utilizam recursos diversos para que os outros compreendam as perguntas e auxiliando-os, se for necessário. Em seguida, explique que por ser um esporte de invasão, o futsal tem uma lógica interna que permite apropriação das experiências vivenciadas em outras modalidades, como o futebol e o handebol, que podem ser utilizadas em sua prática.
Observe, de acordo com as características da turma, a necessidade de utilizar outras estratégias para entrevista e a conversa inicial, como textos escritos ou imagens.
Com o objetivo de experimentar o esporte, ampliando seu conhecimento sobre a lógica interna e os diferentes papéis que podem ser assumidos no jogo, proponha a realização de um torneio de futsal entre os estudantes. Comente que o objetivo do torneio não será eleger um vencedor, e sim, a vivência dos papéis de jogador, árbitro e técnico, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. É importante que os estudantes compreendam a globalidade das ações propostas e a colaboração necessária para que aprendam enquanto vivenciam as diferentes funções nos esportes de invasão.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO