Plano de Aula

Plano de aula: Práticas corporais de lutas, artes marciais e esportes de combate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão identificar e distinguir os conceitos de artes marciais, lutas e esportes de combate, buscando analisar o percurso histórico dessas práticas corporais e como são vistas no mundo de hoje. Deverão analisar também o impacto dessas práticas na sociedade, avaliando os princípios que guiam os praticantes dos esportes de combate, das artes marciais e das lutas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

• Esportes de invasão e combate.
  • Lutas do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar e compreender os conceitos de artes marciais, lutas e esportes de combate, buscando analisar o percurso histórico dessas práticas corporais na contemporaneidade.
  • Analisar o fenômeno esporte em nossa sociedade.
  • Avaliar os princípios que guiam os praticantes dos esportes de combate, das artes marciais e das lutas.
  • Conhecer e experimentar modalidades de lutas, no que se refere aos seus aspectos técnicos, históricos e filosóficos.
  • Construir coletivamente formas de adaptar a modalidade tematizada de lutas do mundo às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro do estudante.
  • Lousa ou quadro.
  • Flip chart (anotações/professor poderá transportar para outros espaços: quadra, pátio etc.).
  • Projetor multimídia.
  • Quadra poliesportiva, pátio ou jardim/gramado.
  • Colchonetes e/ou tatames de EVA.
  • Cones para demarcação de espaços.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula retomando as principais modalidades de lutas do Brasil que os estudantes conheceram e experimentaram nos anos anteriores (lembrando que já tiveram contato com a prática corporal anos anteriores).

Em seguida, promova uma reflexão acerca das diferentes terminologias e conceitos utilizados para melhor compreender o contexto das lutas: lutas, artes marciais e esportes de combate. Lance os seguintes questionamentos: Os termos lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate são sinônimos (que tem significado idêntico ou muito semelhante)? Referem-se às mesmas manifestações corporais? Ou seriam diferentes terminologias (conceitos), cada uma destinada a um referido contexto? A ideia é mobilizar o conhecimento, possibilitando aos estudantes entender que toda produção humana é dinâmica, histórica e geograficamente discutida e renovada.

Organize os estudantes em duplas e/ou pequenos grupos e oriente-os na realização de uma pesquisa a ser iniciada já nesta primeira aula, podendo se estender às demais aulas sequenciais, sobre as diferentes terminologias que constituem o contexto das lutas. As pesquisas podem ser realizadas na biblioteca da escola, na sala de informática, em bibliotecas públicas ou pela internet em outros momentos fora da aula. Sugira diferentes materiais e fontes e recomende aos estudantes a construção de um quadro com todas as descobertas realizadas, que poderá ser preenchido durante todo o desenvolvimento da sequência de aulas previstas.

Promova um intercâmbio de informações, ou seja, uma troca entre os estudantes, visto que os assuntos que foram destacados por um estudante poderá não ser ressaltado pelo outro.

Sugestões de materiais e fontes de pesquisa:

1. Artigo “Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate: uma questão de terminologia”. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd158/lutas-artes-marciais-uma-questao-de-terminologia.htm. Acesso em: 22 nov. 2021.
  2. Matéria “Esportes de combate, artes marciais, lutas: terminologias em debate”. Disponível em: https://revistabudo.com.br/esportes-de-combate-artes-marciais-lutas-terminologias-em-debate/. Acesso em: 22 nov. 2021.
  3. Vídeo apresentando as principais diferenças entre as três terminologias: lutas, artes marciais e esportes de combate:

Verifique se entre os estudantes existe algum que necessite de auxílio para poder compreender o vídeo. Nesse caso, procure formar duplas para que um estudante possa explicar ao outro o que está identificando no vídeo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO