Plano de Aula

Plano de aula: A cidade dos homens latinos americanos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, papel sulfite, régua, lápis de cor e canetinha ou nanquim

Material complementar:

Contextualização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Xz79rZxbNBezkxGk6kSh68Z4yuKdUq5H3pzMjpSqXTjz5hju32RCZcUUUMU/contextualizacao.pdf

Problematização para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVbgP6VUwhqXuHaVPbNhvVqYVvqrEU6GytC82bNjwZUNMzpe7TyuFvajZTmu/problematizacao.pdf

Ação Propositiva para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pjZDrgN7z6hYWpQmSBZ3eSFPrZRMZx2xcUsrQzs8nDMm5gpcdCCgmBFK53Rm/geo8-16und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

4 motivos para produzir histórias em quadrinhos nas aulas de Geografia. Geografia para professores (blog). Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/11/25/4-motivos-para-produzir-historias-em-quadrinhos-nas-aulas-de-geografia/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CAIADO, Ellen Campos. Como construir história em quadrinhos com os alunos. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARNEIRO, Mirian Chaves. A história em quadrinhos e suas características textuais. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27990>. Acesso em: 15 jan. 2019.

NEVES, Pedro Dias Mangolini; RUBIRA, Felipe Gomes. Histórias em quadrinhos na geografia escolar. Geografia: Ensino & Pesquisa, vol. 21 (2017), n.3, pp. 118-129. Diponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/26546/pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

TANGERINA, Rafael da Silva. De quem é a cidade? Disponível em: <http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/09/de-quem-e-cidade.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Questione os alunos se as cidades respeitam o espaço do homem, se elas foram ou são construídas a fim de atender o conceito de cidadania, se as pessoa se sentem pertencentes às cidades. Busque fazer entender que o espaço urbano muitas vezes sucumbe a interesses que não são alinhados à demanda do homem, refletindo o conflito constante do espaço, seja por habitação, lazer, cultura, alimentação, transporte e outros.

Este tema ainda aborda as características do território, pois a identidade e o pertencimento geram esse debate entre a realidade e o convívio social no espaço das cidades.

Para você saber mais:

TANGERINA, Rafael da Silva. De quem é a cidade? Disponível em: <http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/09/de-quem-e-cidade.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO