Plano de Aula

Plano de aula: A influência do Mercosul na economia familiar brasileira

mais ações

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Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Neste plano de aula, os estudantes terão a oportunidade de analisar dados referentes à balança comercial brasileira com os países do Mercosul. E, por meio da análise de dados referentes ao aumento das importações de alguns gêneros, poderão relacionar as trocas comerciais com o aumento do custo de vida no país.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Bloco econômico/Mercosul.
  • Relações internacionais.
  • Economia.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar a influência do Mercosul no custo de vida no Brasil.
  • Compreender a dinâmica das relações comerciais entre os países do Mercosul.
  • Reconhecer a interligação econômica proporcionada pelo desenvolvimento da globalização.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes de realizar a aula deste plano, é importante que os estudantes já saibam o que são os blocos econômicos e quais são os blocos econômicos de que o Brasil faz parte, ou seja, é preciso que já tenham trabalhado a habilidade EF08GE12 (Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros), mesmo que de maneira introdutória e/ou superficial.

Para se aprofundar

Acesse o site Comex Stat, um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro. São divulgados mensalmente os dados detalhados das exportações e importações brasileiras, extraídas do SISCOMEX e baseados na declaração dos exportadores e importadores. Disponível no link: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis. Acesso em 15 Dez. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Cópia ou equipamento de projeção para compartilhamento de gráficos e dados relacionados à balança comercial brasileira e o Mercosul.

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