Sistematização - Como o mapa vai ficar - Página1
Plano de Aula
Plano de aula: Distribuição da Precipitação na América Latina
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE15) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Se houver um mapa da América Latina que você possa usar para mostrar aos alunos também será interessante.
Material complementar: Para a ação propositiva, imprima uma cópia do arquivo “Dados pluviométricos das Cidades” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dB7gvWFRNTSc6SWZWAFB9Q7YczZSHuvbxB4c6EyvbQeBpHfgua4MzEz2TyKP/acao-propositiva-1-dados-pluviometricos-das-cidades.pdf e recorte as tiras com os dados pluviométricos de cada uma das cidades. Se não houver como imprimir, você pode anotar os dados em folhas ou tiras de papel para entregar aos alunos.
Todos os dados foram retirados do site https://pt.climate-data.org/. Se você quiser acrescentar ou substituir alguma cidade, pode entrar no site e pesquisar pela cidade de interesse.
Imprima também o arquivo “Folha para confecção do gráfico” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KYW4g9ZcmkwFRV38HEKCWkmnvZutpswQEQdRYjAukx9w9QMXDAFQ7QpwHYn4/acao-propositiva-2-folha-de-atividade.pdf e distribua um para cada grupo de alunos. Alternativamente, você pode usar folhas de papel milimetrado no lugar deste arquivo.
Exemplo de como o mapa vai ficar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BH8zdRMEc74E79XsQTQpWSAyNxAuQgrcB9kYKPxnKkUGJD8UXXKQTMqhngXv/sistematizacao-como-o-mapa-vai-ficar-pagina1.pdf
Para você saber mais:
Artigos sobre a distribuição das chuvas na América do Sul:
REGIMES DE PRECIPITAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbmet/v25n2/a04v25n2.pdf>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Entendendo o Tempo e o Clima na América do Sul
Disponível em: <https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v8-1/pdf81/s3.pdf>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Vídeos sobre como é realizada a medição das chuvas:
Saiba como se mede a chuva
Disponível em: <https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v8-1/pdf81/s3.pdfhttps://www.youtube.com/watch?v=gZSCrirZ5c4>
Acesso em: 08 dez. 2018.
O que é um PLUVIÔMETRO ? Agência Nacional de Águas (ANA) explica.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3Xg1ofhUOGw>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Vídeo sobre interpretação de Climogramas:
Me Salva! CLIMIBGE01 - Climogramas - IBGE
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BlAKlT8t2S8>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Caso a sua escola tenha laboratórios e seus alunos habilidade em informática, você pode avaliar a possibilidade de usar esses recursos. Assista um vídeo sobre criação de climograma numa planilha eletrônica:
Criando um Climograma
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gLEE4l2OrwU>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Neste site você pode entender como são calculadas as "normais climatológicas" usadas para fazer os climogramas e dados anuais e mensais para o Brasil que podem ser utilizados como apoio didático:
NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DO BRASIL
Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisclimatologicas>
Acesso em: 08 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça os alunos pensarem por que alguns lugares têm mais água superficial disponível ao consumo humano do que outros lugares. É importante destacar isso, pois, um lugar pode ter mais água do que outro, contudo esta água pode não ser adequada ao consumo humano. O local em questão pode ter água salgada e salobra, ou mesmo água subterrânea, mas sofrer com falta de água doce e potável disponível para o consumo. Use as imagens para ilustrar um local onde há grande disponibilidade de água (no caso da foto a floresta Amazônica) e onde a disponibilidade de água é muito pequena (como no deserto do Atacama, mostrado na segunda foto).
Como adequar à sua realidade: Situe a cidade onde os alunos residem entre os dois locais extremos mostrados nas fotos, dizendo que a disponibilidade de água nesse local está mais próxima de um ou de outro por exemplo.
Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos sobre leitura e interpretação de gráficos, em especial de climogramas. Também é interessante que os estudantes já tenham estudado alguns climas e reconheçam que há, naturalmente, uma diferença entre as características dos lugares por conta do clima.
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