Plano de Aula

Plano de aula: Nações e suas organizações espaciais

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento dos conceitos de nação e Estado-nação. Pretende-se com esta aula que os alunos compreendam o significado destes dois conceitos e que nem sempre há identidade completa entre eles, pois há Estados com duas ou mais nações, assim como nações sem Estado, lutando por seu território próprio e por soberania.

Materiais necessários: projeção dos slides, impressão dos materiais para a ação propositiva, uma folha sulfite ou pautada por grupo, lápis preto, borracha e Atlas Escolar.

Material complementar:

Manchetes da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRsH3j7geHRY968wBuNnTrwXncYmf5FGbaq4cYZay4rnas9JZUVZj8GjRkHe/geo8-05und02-contextualizacao.pdf

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGjqZNFv7qZqrkuh9X2EjVVvgJcrrWq96bPXdADf9cjqqSAUXAgbDY26r3Fe/geo8-05und02-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcZfb5JfP5TCCFQHsRc5XqKuJzzsxqTVc69qhN2g5smaBrPUTZeTnqWdsdBC/geo8-05und02-atividade-acao-propositiva-i.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EBa73Ekz7PxgjE4WSQ9tFbMnPv8Wm2GS7Vw3v7SK6dbqkAREZKPTAKNfQzp7/geo8-05und02-acao-propositiva-ii.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDPBZC2EmsmgJzyjncnpxNRZ5dpYSQZuPPWZ3zJyQsYa9JPee8MqzcgkJfkH/geo8-05und02-acao-propositiva-iii.pdf

Para você saber mais:

- Definição dos conceitos de nação e Estado-nação: A nação consiste em um grupo de pessoas que compartilham um passado histórico que deu origem a uma identidade cultural, ou seja, tem características comuns quanto ao idioma, costumes, língua, tradições, crenças. É um conceito definido, portanto, culturalmente. Uma nação pode ter múltiplas origens étnicas miscigenadas, como é o caso brasileiro. Quando ocupam um território e se organizam político-administrativamente, dão origem a um Estado ou Estado-nação. Nem sempre há identidade completa entre Estado e nação, visto que há Estados com duas ou mais nações e nações sem Estado, lutando ainda por seu território e soberania.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Contextos prévios: Não é fundamental para a realização do plano, mas é interessante retomar o conceito de território na contextualização (caso isso apareça nas falas dos alunos) e na ação propositiva nas atividades com os mapas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão discutir os conceitos de nação e Estado-nação, quais são os elementos que os constituem, as relações entre os dois conceitos e as diferentes configurações possíveis. Explique que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje, é possível pensar em outros contextos, como os times de futebol (nação rubro-negra, nação gremista, nação atleticana...), os indígenas, os ciganos, por exemplo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO