GEO8_11UND05 - Mapa Equador e Peru
Plano de Aula
Plano de aula: O mundo de muros nos países latino americanos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.
Nesta aula, será proposto examinar os impactos socioeconômicos da construção de muros nos países sul-americanos: Peru e Equador analisando seus impactos para a cidadania.
- O que ocasionou a construção dos muros?
- Quais são os conflitos que estão por trás de tal ação?
- Os muros podem ser entendidos como uma ameaça à cidadania?
A partir da análise do trecho de um documentário, os alunos em duplas construirão personagens e diálogos em formato de história em quadrinho utilizando o programa toondoo (online) para ambos os países ressaltando os problemas enfrentados a partir da construção do muro.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AzdNhRCFbDuugGgyWh3FzuQMz8yQ6uzkHRyNa6dCHDckPEcRWErVPTwJgNWx/geo8-11und05-mapa-equador-e-peru.pdf
Problematização: https://docs.google.com/document/d/10Cn1mqVix-MbBMO0xMBeK8MHCqpPJ9_KchHB3cUBiuc/edit
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CvdJ8ccf55NRXVHPPQpwczHJC6TzZzwamnXAYwtgGWptsAKya49fy3bqYPfa/geo8-11und05-o-brasil-no-acordo-de-paz-entre-equador-e-peru.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax8MR5f8Cv6zjRh7zqUZVTT2p7VcRc2apx8ZD8pvHvTWVFypkkdWFsfT4TBh/geo8-11und05-quadrinhos.pdf
Para você saber mais:
Muro na fronteira complica relações entre Peru e Equador. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/07/10/interna_internacional,882669/muro-na-fronteira-complica-relacoes-entre-peru-e-equador.shtml>. Acesso em: 26 fev 2019.
Construção de muro polémico entre Equador e Peru. Disponível em: <https://observador.pt/2017/07/19/construcao-de-muro-polemico-entre-equador-e-peru/>. Acesso em: 13 mar 2019.
Peru protesta contra o Equador pela construção de um muro na fronteira. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/internacional/1496784154_174419.html>. Acesso em: 13 mar 2019.
Definições:
Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.
Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.
Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.
É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.
Para saber mais:
RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO