Plano de Aula

Plano de aula: Recursos naturais e biodiversidade na América Latina

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.

Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia do mapa Cobertura de áreas florestais (2010), para cada aluno;
  • Cópia do mapa Variação da superfície agrícola e florestal por país/território (2000-2010), para cada aluno;
  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópia das peças do Quebra-cabeça para cada aluno (Atividade sugerida na Ação Propositiva);
  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

GEO8_22UND04 - Atividades da Ação Propositiva:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p75JBCj4fFxmHAVj7wPbTEuKK2p3w95CtmK4JX9rXqwKPJhyRVMHSS5xt2DK/geo8-22und04-atividades-da-acao-propositiva.pdf

Trechos do texto América Latina e o Caribe: uma superpotência de biodiversidade GEO8_22UND04_Ação Propositiva Quebra-cabeça:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Ub5EJa3Y7kfZR24eYtQmqS96S2UVe5RXNJdZU5urMNbH5Fu59fcsqB4YzVf/geo8-22und04-acao-propositiva-quebra-cabeca.pdf

Link para os mapas:

Mapa Cobertura de áreas florestais (2010), disponível em GEO8_22UND04_Mapa_Áreas florestais:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TGqWqTpjaM9t9nv5Epqye36GWdYMmnaTVfpcKBkeAVGKQP25PXv9futmvUgY/geo8-22und04-mapa-areas-florestais.pdf

Mapa Variação da superfície agrícola e florestal por país/território (2000-2010), disponível em GEO8_22UND04_Mapa_Superfície agrícola e florestal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YvWfKyxS79Ee3Y89WzxyRzVXTNX2w6mb3mQPb7HdMgsJ4qvARHKM83CFddhm/geo8-22und04-mapa-superficie-agricola-e-florestal.pdf

Planisfério Político. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.

Para você saber mais:

A defesa e os recursos naturais na América do Sul: contribuições para uma estratégia regional. UNASUL, Buenos Aires, 2014. Disponível em: <http://ceed.unasursg.org/Portugues/09-Downloads/Biblioteca/DEF-RRNN-PORT.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Agronegócio foi responsável por quase 70% do desmatamento na América Latina. FAO/ONU, 2016. Disponível em: <http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/425810/>. Acesso em: 21 fev 2019.

América Latina e o Caribe: uma superpotência de biodiversidade. PNUD, ONU, 2010. Disponível em: <http://www.zaragoza.es/contenidos/medioambiente/onu/175-por-res1.pdf>. Acesso em: 21 fev 2019.

Recursos naturais podem contribuir para desenvolvimento da América Latina e Caribe. CEPAL, ONU. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/recursos-naturais-podem-contribuir-para-desenvolvimento-da-america-latina-e-caribe-diz-cepal>. Acesso em: 21 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão relacionar a exploração dos recursos naturais à perda de biodiversidade nas áreas florestais da América Latina.

Para você saber mais:

Entende-se por biodiversidade a variedade biológica das formas de vida existentes no planeta. Essa variedade pode ser analisada em diferentes escalas, seja dos ecossistemas, passando pela variedade de espécies animais e vegetais, até à variação genética dos indivíduos.

Aproveitada de forma sustentável, a biodiversidade é fundamental para o desenvolvimento econômico, para a manutenção da vida dos seres humanos e outros animais e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Segundo especialistas, o Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo, com cerca de 20% das espécies catalogadas no planeta. O desmatamento, a expansão das atividades agropecuárias, a emissão de gases poluentes na atmosfera, a poluição dos mananciais, a exploração excessiva dos recursos naturais, as atividades urbano-industriais e a biopirataria estão entre as principais ameaças à biodiversidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados