Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Apropriação cultural: “A cultura negra é popular, pessoas negras não são”
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Imperialismo e neocolonialismo - Economia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI24 - Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento desta aula você irá utilizar: folha A4, lápis para desenho (B4, B6), lápis de cor, giz de cera, canetas coloridas hidrocor, revistas e jornais para recorte.
Material complementar: Você poderá utilizar os conteúdos das etapas desta aula de forma impressa, todos estão disponíveis nos links abaixo:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKxFcaQmSRuu77Nsg5GgdJBHT9VCrkyvz9NBSBXrYT8PTRhHtGfEEP4Ar73J/his8-24und-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UCv7zavUDbtxA6XbjsgnAcCREMDDZ3bGmK73mamq4nVse62mXkfsB8wAZDbN/his8-24und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KUMgRxUTU5KBZCcux2E2s7q7xJZgHaNu5PdeQRMTjZBWQgcZAPHqf9xnuUhk/his8-24und-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira se aprofundar sobre o tema “Apropriação cultural”, sugerimos que assista ao vídeo: Racismo, cotas e apropriação cultural com Rosane Borges/Prazer, eu sou!. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=laVk5Ck84zE&t=19s (24m30s) Acesso em: 28 de fev. de 2019.
Sugerimos a leitura: PINHEIRO, Lisandra Barbosa Macedo. Negritude, apropriação cultural e a “crise conceitual” das identidades na modernidade.
XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. 27 a 31 de Julho de 2015. Florianópolis SC. p. 7-8. Disponível em:
http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427821377_ARQUIVO_LISANDRA-TEXTOCOMPLETOANPUH2015.pdf Acesso em: 28 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Esta aula tem como objetivo analisar a questão da apropriação cultural africana pela mídia. A ideia é debater questões atuais com base na compreensão histórica, em que a cultura europeia fez uso da exploração da cultura africana, tornando-a uma mercadoria lucrativa branca.
Para você saber mais: Sugerimos os vídeos abaixo para que você possa enriquecer os debates sobre apropriação cultural:
Canal Papo de Preta - Apropriação cultural - https://www.youtube.com/watch?v=a6XtaCQ-8Xw (14m45s) Acesso em: 28 de fev. de 2019.
Canal do Pírula - E a tal da apropriação cultural? - https://www.youtube.com/watch?v=lUQzH2PAWa0 (30m20s) Acesso em: 28 de fev. de 2019.
Canal Lilian Pacce - Apropriação cultural com Iza, Djamila Ribeiro e Ana Paula Xongani - https://www.youtube.com/watch?v=EhOhhgtx4EI (5m52s) Acesso em: 28 de fev. de 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO