Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com a fotografia do plenário do Senado Federal e os questionamentos propostos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- O que é este lugar e quem são estas pessoas?
- Quem os deputados e os senadores representam?
- Quais são as funções dos parlamentares?
- Como os cidadãos brasileiros podem expressar as insatisfações aos deputados?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe, primeiro, a pintura de Couder e o infográfico sobre as ordens sociais no Antigo Regime francês, com os respectivos questionamentos. Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos respondam e encaminhe os trechos dos Cadernos de Queixas, os questionamentos e as orientações para o preenchimento da tabela comparativa. Outra alternativa é encaminhar todas as fontes de uma vez, com um pequeno roteiro informando a melhor ordem para a análise delas.
Você também pode dividir os trechos dos Cadernos de Queixas entre a turma, de forma que cada aluno/grupo receba a pintura de Couder, o infográfico sobre as ordens sociais e um ou mais trechos dos Cadernos para analisar (mas não necessariamente todos). Neste caso, é muito importante que você reserve um momento, síncrono ou não, para que os alunos/grupos possam compartilhar o que aprenderam com as fontes aos colegas que leram trechos diferentes, e vice-versa, e para que construam a tabela comparativa completa.
Você pode mandar as orientações sobre como fazer a tabela para os estudantes e pedir para que cada aluno/grupo mande as respostas uns para os outros, de acordo com o grupo social que recebeu, através de texto, áudio ou vídeo. Outra opção é criar uma tabela em um Documento do Google Planilhas ou Google Docs no Google Drive, compartilhado pela turma toda, para que todos os grupos possam preencher os trechos.
1º - Pintura Abertura da Assembleia dos Estados Gerais
- Quem são as pessoas representadas na pintura?
- Todas elas pertencem ao mesmo grupo social? Suas roupas indicam algo?
- O que estas pessoas estão fazendo? Existe alguma personagem na pintura que parece centralizar esta atividade?
- Quais as aproximações e os distanciamentos das imagens que representam as duas assembleias que vocês analisaram (o Congresso Nacional brasileiro no século XXI e a Assembleia dos Estados Gerais da França do século XVIII)?
2º - Infográfico Ordens sociais no Antigo Regime
- Quem são as pessoas representadas na ilustração?
- Todas elas pertencem ao mesmo grupo social? Como é possível saber que não?
- Há situação de igualdade ou desigualdade numérica entre estes grupos, segundo a imagem? E com relação ao poder, há desigualdade ou igualdade?
- Por que há uma hierarquia entre as ordens sociais na imagem, representada em forma de triângulo?
- Como esta desigualdade social da França monárquica estava presente na Assembleia dos Estados Gerais convocada pelo rei em 1789?
3º - Trechos dos Cadernos de Queixas
- Esses documentos são petições e queixas enviadas pela população à Assembleia dos Estados Gerais, entre 1788 e 1789. Que ordem social está enviando esta carta? O que caracteriza essa ordem social no Antigo Regime Francês?
- Quais as principais demandas?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre a Revolução Francesa etc.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma. Neste caso, você pode propor que a turma preencha a tabela comparativa coletivamente neste momento.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem escrever as cartas conjuntamente, utilizando um documento do Google Docs compartilhado pela turma no Google Drive, ou conversando por Whatsapp, por exemplo.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as cartas, ou eles podem enviá-las no grupo da sala pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive os alunos a compartilharem as cartas com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a França e a Revolução Francesa com a leitura de dois artigos da Revista Aventuras na História: o luxo da corte (disponível aqui)
e a transformação da revolução (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.