Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envia o objetivo da aula, a manchete do jornal G1 e os questionamentos e peça para que os alunos debatam sobre elas. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Como são tratados os imigrantes considerados ilegais nos EUA?
- Qual pode ser o objetivo destas pessoas ao migrarem para os EUA?
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, com os respectivos questionamentos, ou encaminhá-las todas de uma vez, incluindo um roteiro informando a melhor ordem para analisarem as fontes.
Questões para refletirem:
1º - Declaração de Independência dos EUA
- Quais eram os países ligados por “laços políticos” que seriam dissolvidos?
2º - Mapa dos principais grupos culturais nativos
- O que retrata este mapa? Qual período histórico?
- Com base no mapa, é possível afirmar que existiam pessoas vivendo no território dos atuais EUA, antes de os ingleses lá chegarem?
3º - Texto “Colonos, escravos e servos”
- Todas as pessoas que chegavam na América estavam convictas de imigrar e construir uma nova vida, ou muitos eram convencidos a isso?
- A migração para a Colônia poderia servir como pena alternativa aos condenados?
- Qual era o papel dos comandantes dos navios na migração para as colônias?
4º - Poema de Emma Lazarus
- Quem é “ela” que grita com lábios silenciosos, segundo o poema?
- Quais eram as antigas terras que manteriam sua pompa histórica?
Questões para responderem:
1º - Declaração de Independência dos EUA
- Qual causa está explícita na fonte que justifica a dissolução dos laços entre Inglaterra e EUA?
2º - Mapa dos principais grupos culturais nativos
- Quem eram os habitantes do território antes da colonização dos ingleses nos Estados Unidos?
- Os ingleses, quando chegaram para colonizar estes territórios, consideravam estas nações como “donas” do território?
3º - Texto “Colonos, escravos e servos”
- Como eram financiadas as passagens dos migrantes para as colônias?
- Como foi a vinda de pessoas escravizadas para a colônia?
- Por que era preciso que imigrantes fossem trabalhar nos EUA?
4º - Poema de Emma Lazarus
- Quais são as pessoas a quem está erguido o farol junto ao portal dourado, que representa o EUA?
- E hoje quem são estas pessoas a quem o poema da Estátua da Liberdade promete luz (farol) e abrigo (portal dourado)?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que eles se gravem recitando os poemas e postem nas redes sociais, utilizando uma hashtag para divulgar o trabalho. Outra opção é pedir para que eles enviem as poesias escritas para um mural no Padlet, que pode ser decorado com imagens, como a da Estátua da Liberdade.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem passear pelos arredores do monumento da Estátua da Liberdade e ver várias fotografias no Google Maps (disponíve aqui).
Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).