Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Para despertar a curiosidade da turma, você pode encaminhar o trecho da reportagem proposta no contexto no grupo da sala junto com alguns questionamentos. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Sobre o que trata a notícia?
- Vocês sabem onde fica a Nicarágua?
- Por que os países do Mercosul estão preocupados com o que se passa na Nicarágua?
- O que quer dizer “continuada limitação das liberdades individuais”?
Questão para responderem:
- Por que a limitação das liberdades individuais e o aumento da repressão policial são “incompatíveis com um sistema democrático de governo”?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Então, encaminhe o objetivo da aula e o mapa da Nicarágua com as informações que ele traz e alguns questionamentos.
Questões para refletirem:
- Quais características do clima e geografia da Nicarágua?
- E de sua população? A maior parte dela pertence a qual etnia? Qual a situação econômica e social desta população?
Questões para responderem:
- Em que setor da economia o país está focado? O que isso pode representar?
- Qual a situação política recente do país? Quais os impactos sociais desta realidade nicaraguense recente?
Dê um tempo para que os alunos possam responder estas novas questões, assim como nas questões sobre a reportagem.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios, pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados, e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento pode ser encaminhar as duas fontes para a turma, junto com o objetivo da aula e os questionamentos. Peça para que os alunos enviem as respostas para serem compartilhadas com os colegas ou marque uma aula síncrona com a turma, para ouvir as análises e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar todas as fontes de uma vez, com todos os questionamentos ou ir encaminhá-las progressivamente, assim como sugerido no plano de aula. Envie uma fonte com os questionamentos, aguarde a resposta dos alunos e, então, encaminhe a próxima, faça assim sucessivamente.
Outra alternativa pode ser distribuir as fontes entre os alunos, de acordo com o nível de dificuldade deles e seu conhecimento sobre a turma, de modo que cada aluno ou grupo, receba três ou mais fontes. As duas primeiras, mapa e hino da Nicarágua, devem ir para todos, junto com um ou mais textos e acompanhadas das respectivas questões. Não é necessário fazer isso com todas elas. Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possível criar atividades diferentes e designar cada uma para alunos diferentes.
Questões para refletirem:
Fontes 1 e 2 - Mapa da Nicarágua e trecho do hino
- O que o mapa está representando?
- Quais as principais diferenças entre esse mapa e a América Latina atual? Por que vários países atuais não estão no mapa?
Fonte 3 - Decreto da corte espanhola
- Quem escreveu este documento? Quando?
- O que o documento reconhece?
Fonte 4 - Tratado de Paz
- Quem está assinando a paz neste documento? Quando?
Fonte 5 - Artigo “A Independência da Nicarágua”
- Sobre qual período está tratando esse documento?
- A escolha por uma das opções listadas no trecho ocorreu de modo pacífico ou violento?
- Por que este documento aborda os conflitos e os anteriores não fizeram do mesmo modo?
Questões para responderem:
Fontes 1 e 2 - Mapa da Nicarágua e trecho do hino
- Por que a Nicarágua não aparece no mapa do século XVIII? O que havia lá nesta época?
- De acordo com a letra do hino, qual hipótese podemos levantar sobre a busca pela independência do país? Ela se deu de modo pacífico ou violento? Como isso pode ser percebido na letra do hino?
Fonte 3 - Decreto da corte espanhola
- O que a Coroa Espanhola renuncia por meio deste decreto?
- O teor deste documento transmite a ideia de um acordo pacífico ou conflituoso?
Fonte 4 - Tratado de Paz
- A Nicarágua tornou-se independente em 1838, mas o reconhecimento por parte da Espanha só ocorreu em 1850. De acordo com o documento, isso ocorreu de modo pacífico ou violento? Dê exemplos com partes do texto.
Fonte 5 - Artigo “A Independência da Nicarágua”
- O texto fala sobre conflitos após a independência da Nicarágua. Quem estava envolvido nestes conflitos? Por quê?
Para todas as fontes
- Agora que já analisamos outros documentos, a independência da Nicarágua ocorreu de modo pacífico ou violento?
- Como a letra do hino expressa este processo violento?
Reserve um momento para que os alunos possam compartilhar uns com os outros as respostas às questões e o que aprenderam com a análise das fontes. Para isso, eles podem escrever um texto ou gravar um breve áudio ou vídeo, e encaminhar para o restante da turma. Se possível, marque uma aula síncrona com a turma para que eles possam compartilhar as análises sobre as fontes. Neste caso, você pode lançar as duas perguntas que valem para todas as fontes durante a aula, após a exposição dos alunos.
Sistematização
Se as fontes forem divididas entre os grupos, após a exposição de cada grupo sobre a análise das fontes, você pode propor que façam uma ficha, um texto, áudio ou vídeo sobre a discussão feita ao final da problematização.
Se todos os alunos ou grupos forem analisar todas as fontes, você pode propor que eles façam alguma produção, um texto, um mini-cartaz, uma poesia, letra de música etc., feita a partir dos registros sobre as fontes. Neste caso, você pode pular a última etapa proposta para a problematização.
Você pode criar um mural no Padlet, por exemplo, para que os alunos possam postar as produções, ver e comentar as dos colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).