Plano de Aula

Plano de aula: O destino do negro no Brasil pós-abolição

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão nas Américas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Impressão do trecho texto “O ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco.
  • Impressão do infográfico do Atlas da Violência de 2018.
  • Caderno e caneta.

Material complementar:

  • Trecho do texto “O Ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

  • Infográfico do Atlas da Violência de 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola. Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.

Para você saber mais:

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO