Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula e as imagens do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- Quem seriam os homens representado nas duas pinturas?
- Como estão vestidos? Trazem algum objeto? Como é o seu entorno?
- A qual classe social eles parecem pertencer?
Questões para responderem:
- Por que será que existem monumentos em homenagem a essas duas pessoas no México?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido (como o fato de ambos fazerem parte do clero, o que não está expresso nas vestes usadas por eles nas pinturas) ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente, ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes desta etapa, detalhe da pintura de O’Gorman e o trecho do decreto com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões:
Neste detalhe da obra, conseguimos observar dois grupos distintos que dividem o espaço. Um grupo do lado esquerdo e outro do lado direito.
Detalhe do mural - Lado esquerdo:
- As pessoas que aparecem deste lado do mural parecem revoltadas ou lutando. Por qual motivo poderiam estar assim?
- Como são as pessoas representadas neste lado do detalhe? A que grupos sociais parecem pertencer?
- Quais objetos as pessoas deste lado da imagem carregam nas mãos?
- Você reconhece o personagem que está na frente da multidão nesta parte da imagem? O que poderia ser a folha que ele carrega?
Detalhe do mural - Lado direito:
- Qual é a postura adotada pelas pessoas que aparecem neste lado do mural? O que parecem estar fazendo?
- Como elas estão vestidas? A que classe social elas parecem pertencer?
- Você reconhece o personagem que se destaca na frente deste lado do mural?
- O que ele carrega na mão?
Decreto:
- O que é um decreto?
- O que diz o Decreto de Guadalajara? Quando foi escrito? Quem o escreveu?
- Quem foi Miguel Hidalgo?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção atividade de sistematização, você pode propor que os estudantes trabalhem individualmente ou em conjunto.
Você pode encaminhar o modelo presente nos materiais deste plano para que eles respondam nele e devolvam para você.
Outra maneira de trabalhar esta atividade é mostrar o modelo da ficha para os alunos e propor que eles façam-na em papel, desenhando os dois personagens para ilustrá-la. Eles podem encaminhar as suas fichas, ou fotografias delas, pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook ou em um mural no Padlet, por exemplo.
Independentemente da forma que escolher para que enviem as produções, incentive-os a compartilharem-nas uns com os outros e a comentarem as produções dos colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Na página do Google Arts & Culture sobre o México, é possível conhecer sobre a cultura deste país e seus artistas (disponível aqui).