Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Racismo científico e mídia do século XIX
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27 Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, você deverá disponibilizar aos alunos, folhas A4, lápis para desenho (B4 e B6), lápis de cor, canetas coloridas hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta e régua. Caso não tenha todos os materiais disponíveis, a atividade poderá ser realizada com materiais alternativos, ou o que estiver à disposição.
Antes de dar início ao conteúdo, organize a turma em grupos de no máximo quatro integrantes. Esta atividade exigirá debates entre os integrantes dos grupos, portanto, é importante que a turma seja divida entre alunos que possam contribuir uns com os outros.
Material complementar: Para o desenvolvimento desta aula, disponibilizamos os conteúdos de cada etapa da proposta em modelo para impressão:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uv2KVTByRR6SMKmtPb4gdJK2SKz5PZeDFJGk684v6GNNsC3NWYNbKUUFSGaW/his8-27und-contexto.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMDfVhur8GJKczDTnYFnZtkpJyWWq8ukF6XD6g59AWUbzd2V8ttJEQKFWScr/his8-27und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Nj7HpEhfTqhDQvQQW4Banf2Hsh8D6SeXdFrEfPHFxqE7VkVesBDhcayFRR8v/his8-27und-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira se aprofundar sobre o tema mídia e racismo, disponibilizamos os links abaixo:
Cinco propagandas antigas racistas. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2015/01/cinco-propagandas-antigas-racistas.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.
5 propagandas acusadas de racismo que empresas deveriam lembrar. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/5-propagandas-acusadas-de-racismo-que-empresas-deveriam-lembrar/ Acesso em: 26 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
É importante que você deixe claro aos alunos que esta aula tratará sobre como a mídia reforça pensamentos racistas, tanto no passado quanto ainda se mostram presentes nos tempos atuais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO