Plano de Aula

Plano de aula: Resistência indígena: o protagonismo dos guaicurus (XVIII)

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Africanos e indígenas no final do período colonial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Data show para projetar as imagens e textos. Se não houver esta possibilidade, levar a cópia impressa das imagens e dos textos.

Material complementar:

Contexto - Imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/saGr6QffZTGfwR5g6MZYYSy4YUSQnknYN8CwVc27kqyacW38cm5SADuDKnsE/contexto-imagens.pdf

Problematização - Trecho de livro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M6PBpWFkuMUk9Ae4UNqHFFYNwwTbfV6jvGRKERm2Acjs8P2jtVJhQDqWrdY8/problematizacao-trecho-de-livro.pdf

Problematização - Documentos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S34E6BQDxR7X5jdsJjUR4e5DSCdcapGsMueRAfRGY6DUhnUCRSw7n5ufrphZ/problematizacao-documentos.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

  • Sobre a importância do teatro na escola usando as expressões corporais como modo de aprendizagem e para vencer bloqueios como a timidez:

ARAÚJO, Paulo. O teatro ensina a viver. Nova Escola, 7 de março de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/392/o-teatro-ensina-a-viver. Acesso em: 31/3/2019.

  • Ideias para a preparação do teatro, pensando no cenário, na escrita do texto e na composição dos personagens:

VILALTA, Elisa Greenhalgh. Plano de aula - Planejando a escrita de um texto dramático. Nova Escola, 25 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4498/planejando-a-escrita-de-um-texto-dramatico. Acesso em: 31/3/2019.

  • Dicas para a montagem de uma peça teatral, da ideia do texto até o figurino e cenário:

Acervo Educa Rede. Montando um espetáculo de teatro na escola. Educa Rede, 21 de maio de 2013. Disponível em: http://www.aberta.org.br/educarede/2013/05/21/montando-um-espetaculo-de-teatro-na-escola/. Acesso em: 31/3/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados