Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula e a imagem do contexto. Junto com ela, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem esta fonte. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- Quem foi Hugo Chávez?
- A quem Hugo Chávez faz referência em sua mensagem?
- Quem foi Simón Bolívar?
- Por que será que Chavéz quer seguir os passos de Bolívar?
Questões para responderem:
- Quem poderia ser este homem citado por um ex-presidente?
- Qual sentimento Hugo Chávez expressa em relação a Bolívar na mensagem postada no Twitter?
- O que você acha que o ex-presidente da Venezuela quis dizer no trecho “Agora tudo levará seu rosto, Pai, em nossa morada”?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito do documento apresentado e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes desta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões para refletirem:
Print sobre Simón Bolívar
- Qual o assunto abordado no texto?
- Vocês conseguem compreender por que o ex-presidente Hugo Chávez fez referência a Bolívar?
Reportagem “Quem foi Simón Bolivar - Trecho 1
- Segundo o texto, qual era a proposta de Bolívar?
- É correto afirmar que Simón Bolívar tinha um pensamento de igualdade de classe?
Reportagem “Quem foi Simón Bolivar - Trecho 2
- É possível dizer que Chávez se inspirou nas ideias de Bolívar? Por quê?
Questões para responderem:
Print sobre Simón Bolívar
- Quem foi Simón Bolívar? A qual grupo social ele pertencia?
- De acordo com as informações disponíveis no texto, é possível caracterizar Bolívar como um revolucionário?
- Segundo o texto de onde veio inspiração para a atuação de Bolívar?
- Qual era o objetivo de Simón Bolívar?
Reportagem “Quem foi Simón Bolívar - Trecho 1
- Segundo o texto, por qual motivo Bolívar não propunha igualdade de classe?
- Você consegue relacionar as ideias de Bolívar expressas neste trecho com a sua origem social?
Reportagem “Quem foi Simón Bolívar - Trecho 2
- Quais são as ideias de Bolívar que, de acordo com o texto, Chávez tenta recuperar?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, você pode encaminhar o modelo disponível nos materiais deste plano de aula para que os alunos preencham a ficha à mão, no computador ou celular. Eles também podem se inspirar no modelo e fazer a matéria em folha de papel, com desenhos para ilustrá-las.
Você também pode propor que os alunos gravem as matérias em formato de áudio ou vídeo.
Incentive-os a compartilharem as produções com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.