Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
Antes do encontro síncrono, solicite que os estudantes escolham um país de que gostam e pesquisem sobre elementos tradicionais da cultura desse lugar (esportes, pratos, vestimentas, músicas etc.). Sugira que eles conversem com familiares e amigos sobre o que descobriram. No encontro síncrono, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações, solicitando que os alunos relatem o que aprenderam sobre a cultura do país como exemplos para as respostas às perguntas do slide.
Input
Exiba o primeiro slide e contextualize o romance com as informações das orientações.
Exiba o segundo slide e explique a tarefa de leitura. Compartilhe o texto e peça que os alunos façam a tarefa dentro do prazo estabelecido (por exemplo, dois dias). Se achar necessário, leia o texto em conjunto, até a primeira parte, antes de encerrar o encontro, conforme a sugestão do plano.
Terminado o prazo, compartilhe o slide da tarefa em duplas. Solicite que os alunos se comuniquem (via WhatsApp ou Google Meet) e comparem suas respostas antes do encontro síncrono.
No encontro, solicite que algumas duplas compartilhem suas respostas.
Output
Ainda no encontro, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações até o item c. No item d, peça que as duplas da atividade anterior escolham quem vai ser o aluno A e quem vai ser o aluno B, e explique a tarefa. Depois de realizar a reflexão, as duplas devem se comunicar novamente para discutir suas respostas antes do próximo encontro síncrono.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça que as duplas comentem o que discutiram e corrija a atividade, exibindo o texto novamente. Oriente as atividades de reflexão sobre as aprendizagens conforme sugerido.
Convite às famílias
Os familiares podem compartilhar seus conhecimentos sobre as culturas de outros países e debater com os estudantes suas descobertas sobre esse tema.