Plano de Aula
Plano de aula: A oralidade nos textos de cordel
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: textos e atividades sugeridas no plano impressos.
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.
MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que, nesta aula, eles estudarão a oralidade nos textos de cordel.
- Relembre aos alunos que o cordel é um gênero tipicamente oral e que, por isso, ele carrega muitas marcas da oralidade (vocabulário/ sintaxe) em sua forma escrita.