Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo a concordância verbal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Anúncios publicitários, lápis.

Dificuldades antecipadas: Compreender as inadequações e as adequações da concordância verbal nos anúncios.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed.. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que estudarão a concordância verbal-padrão da língua portuguesa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO