Plano de Aula

Plano de aula: Introduzir o gênero documentário

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, cartelas impressas;

Acesso ao documentário “Eu, favela”, disponível em: <http://curtadoc.tv/curta/direitos-humanos/eu-favela/>;

Acesso ao curta-metragem “Vida Maria”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4>

Acesso à notícia “Pequeno escritor homenageia pais em seu primeiro livro”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NaLBezPPT9s>.

Informações sobre o gênero: Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Como o gênero documentário não é comumente veiculado em canais abertos da TV, provavelmente os alunos não têm familiaridade com ele. Além disso, encontramos um certo diálogo com outros gêneros textuais. Isso significa que, na sua composição, encontramos entrevistas, por exemplo. Isso pode levar o aluno a ter dificuldade de nomeá-lo, de identificar o seu propósito comunicativo e de reconhecer a sua estrutura composicional.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Beth; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. O documentário e suas interfaces no espaço escolar: material didático e objeto de ensino aprendizagem de língua portuguesa. Disponível em:< http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2015.131.05/4635>

DIMARCH, Bruno. TV Cultura. A linguagem do documentário na escola. Disponível em: http://cmais.com.br/educacao/educacao-em-foco/aprenda-com-cmais/a-linguagem-do-documentario-na-sala-de-aula

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e destaque que eles conhecerão esse gênero textual ou aprenderão mais sobre ele caso já o conheçam.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos